Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem Vindo à Agência da Saúde - 29 de Março de 2024 - 05:58

Estética

Conheça oito dicas para evitar o efeito sanfona

Saúde | 08/02/2016 14h 43min

Um estudo realizado nos Estados Unidos demonstrou que a perda de 10% ou mais do peso corporal provoca uma mudança importante no organismo. Quando se emagrece, ocorre uma queda nos níveis de leptina no sangue, o que prejudica a produção de enzimas e hormônios. Essa baixa interfere em diversas reações comandadas pelo sistema nervoso central, acarretando uma espécie de desequilíbrio no organismo.

Com a interpretação de que algo errado está acontecendo, automaticamente, o corpo diminui até 30% do seu gasto calórico, como forma de autoproteção. Essa pesquisa mostra que, depois da redução do peso, a pessoa fica com o metabolismo mais lento, o que dificulta manter o valor atingido. Esse e outros estudos avaliam os motivos pelos quais é tão complicado não engordar novamente quando o regime acaba.

Enquanto os norte-americanos que realizaram esta pesquisa não desenvolvem um tratamento que possa controlar esse desequilíbrio, é preciso tomar alguns outros cuidados para evitar o efeito sanfona. Nunca arrisque fazer um regime sem orientação de um profissional habilitado, principalmente o nutricionista, que o ajudará a manter o peso ideal de forma prática e saudável.

 

Conheça oito dicas para evitar o efeito sanfona

 

1. Faça um compromisso de uma vida inteira de fitness

Agarre-se a esse compromisso. Sem ele, você sempre vai cair nos inevitáveis ​​obstáculos e armadilhas ao longo do caminho.

2. Esteja disposto a mudar seus hábitos alimentares!

Desde que você deve comer para sobreviver, prepare-se para mudar. Livre-se das dietas da moda. Comece já a planejar as suas próprias refeições usando uma mistura de carboidratos, gorduras e proteínas.

3. Você deve alterar a composição do seu corpo!

Você deve aumentar a massa muscular para se tornar uma “máquina de queima de gordura.” Você não precisa ser um construtor do corpo, mas você precisa substituir a gordura (com um percentual de gordura corporal aceitável) em seu corpo com massa muscular.

4. Você tem que fazer mais do que o exercício cardio para alterar a composição do seu corpo.

Combine exercícios cardio, aeróbicos, e tudo que irá mexer com o seu corpo como um todo, propiciando uma maior queima de gordura, eliminado o efeito sanfona.

5. Faça um compromisso de treinamento de força de corpo inteiro.

Entre outras coisas, ele constrói massa muscular, acelera o seu metabolismo (o corpo tem de trabalhar mais para manter a massa muscular) e ajuda a melhorar a densidade óssea. E, você está ótimo!corpo violão

6. Limite alguns alimentos.

Se você limitar severamente doces, biscoitos, bebidas açucaradas, sobremesas calóricas e outros produtos açucarados (continuando a exercer), você vai queimar gordura da barriga e perder peso.

7. Caminhe o máximo possível.

Mantenha-se ativo durante o dia o máximo que puder, o exercício 4-5 dias por semana, foque no plano de refeição, assim você evita escorregar no efeito sanfona.

8.Método de substituição

Se você não substituir os alimentos ruins (como alimentos açucarados) pelos bons alimentos como frutas frescas, provavelmente você vai continuar a comer grandes quantidades de alimentos açucarados. Tente o método de substituição – ele funciona.

Fonte:   -

Veja também

Guia da Saúde

Encontre um profisional de saúde pela especialidade, nome ou cidade.