Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem Vindo à Agência da Saúde - 28 de Março de 2024 - 09:16

Estética

Cuide bem da sua pele

Proteção | 25/11/2013 12h 23min

Vivemos num país tropical, que, portanto, recebe altas taxas de radiação solar durante todo o ano. Com isso, as pessoas estão sujeitas a longos períodos de exposição ao sol. De um lado, sabemos que se expor moderadamente ao sol, nas primeiras horas da manhã e nas últimas horas da tarde, é uma prática saudável, pois ativam a circulação sanguínea periférica e possibilitam a síntese de vitamina D na pele. Isso é importante, especialmente em crianças e jovens, pois esta vitamina (anti-raquítica) é indispensável para uma boa ossificação e, portanto, para um crescimento normal.
 
Por outro lado, devemos considerar os danos, a curto e a longo prazo, causados pelo abuso dos “banhos de sol”, justamente no verão. A longo prazo, esse hábito é extremamente danoso à pele, ela vai se tornando ressecada, manchada e com perda de elasticidade. Em consequência, ela sofre um envelhecimento precoce, com aumento de rugas, especialmente em pessoas de cútis mais clara, com pouco pigmento protetor, a melanina.
 
Não queira tomar todo o sol a que “tem direito” num único dia. Cuide-se! Dê tempo de adaptação a sua pele para que ela o proteja bem, bronzeando-se moderadamente ao longo de alguns dias e fazendo uso de protetor solar. Evite ou diminua a exposição solar no horário das 10:00 às 16 horas, quando o sol é mais forte.
 
 
Recomendação:
 
Para o corpo: Fotoprotetor Solar FPS 15, 20 ou 30. 
 
Para as crianças: Fotoprotetor Solar FPS 30 KIDS, com textura, cor e perfume suaves, assim como a pele das crianças! 
 
Para o rosto: Gel Protetor FPS 30 (pele mista ou oleosa), Creme Facial FPS 30 (pele normal à seca). 
 
Loção Aceleradora do Bronzeado: pode ser usada para o corpo ou rosto, antes ou após exposição solar. Mantém a pele hidratada e bronzeada por mais tempo. 
 
 
Cuidados:
 
Use um protetor solar, refazendo a aplicação a cada 2 horas, ou após nadar, ou suar em excesso, durante todo o tempo em que permanecer ao sol. 
 
Em áreas de alta exposição a raios ultravioleta B, o número de casos de câncer de pele excede aos de outras localizações. Cuidados especiais devem ser tomados em praias, montanhas, onde os raios solares são mais ricos em raios ultravioleta. 
 
Proteja-se de superfícies refletoras, areias, concreto e água que podem refletir indiretamente raios solares na sua pele. 
 
Evite o bronzeamento artificial. A luz ultravioleta emitida por lâmpadas causam queimaduras semelhantes à solar, envelhecimento precoce, e aumentam o risco de desenvolver câncer de pele. 
 
Lembre-se que alguns medicamentos podem provocar um aumento de sensibilidade ao sol. Consulte seu médico. 
 
Mantenha crianças pequenas protegidas do sol, usando protetores solares e expondo-as em horários mais favoráveis. 
 
Ensine as crianças a se protegerem do sol. 
 
Os danos solares ocorrem a cada exposição, tendo efeitos acumulativos (por toda a vida). 
 
Indivíduo de alto risco para câncer de pele (trabalhadores ao ar livre, pessoas de pele clara, olhos claros ou que já teve câncer de pele), devem tomar cuidados especiais, com o uso de bloqueador, chapéu e camiseta. 
 
 
Mediante diagnóstico precoce e imediato tratamento, a grande maioria dos cânceres de pele pode ser curada. 
 

Fonte:   -Maria da Paz Sabino

Veja também

Guia da Saúde

Encontre um profisional de saúde pela especialidade, nome ou cidade.