Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem Vindo à Agência da Saúde - 28 de Março de 2024 - 08:29

Estética

Depilação com cera sem dor é possível? Especialista explica

Estética | 20/08/2018 16h 40min

Embora a depilação com cera seja muito prática e eficaz, para muitas pessoas o procedimento pode ser uma verdadeira tortura Isso porque,além de arrancar os pelos da raiz, a cera também acaba puxando a pele, causando dor.

Para acabar com esse sofrimento, uma clínica norte-americana especializada em depilação brasileira , a Elastic Wax Center, desenvolveu um produto artesanal que mistura cera de abelha e babosa, que possui ação hidratante e cicatrizante, para depilar o corpo sem dor. Além disso, antes do procedimento os profissionais aplicam óleo de melaleuca, conhecido por suas propriedades antissépticas e anti-inflamatórias, que contribuem para o alívio da dor.

Um vídeo postado no Youtube da empresa mostra como o procedimento é feito e quais as experiências de pessoas que já fizeram esse tipo de depilação. Mas será que produtos que prometem não causar dor são realmente efetivos?

De acordo com a dermatologista Joana D'arc Diniz, muitas marcas de ceras depilatórias prometem reduzir a dor por terem em sua composição uma substância anestésica. No entanto, seu efeito depende também da sensibilidade,do tipo de pele ou pelo de cada pessoa, da área onde a cera é aplicada e, claro, de sua qualidade.

"Entretanto, vale ressaltar que algumas pessoas são mais propensas a sentir dor e, em alguns casos, tendem a ter pelos encravados, o que dificulta o processo de eliminá-los", alerta a dermatologista.

Além disso, a especialista informa que, na grande maioria das vezes, o elemento anestésico utilizado na fabricação dessas ceras é o eugenol, que tem efeito analgésico, anti-inflamatório e antisséptico na pele. No entanto, é importante alertar que o eugenol não é aconselhado para peles muito sensíveis, com lesões e, sobretudo, para grávidas.

Como fazer a depilação doer menos?

Segundo Joana D'arc, antes da depilação é indicado fazer uma esfoliação na região para preparar a pele e ajudar a diminuir pelos encravados, o que favorece o procedimento. Outro ponto importante é manter a pele sempre hidratada, em especial com cremes à base de aloe vera e calêndula,que possuem efeito calmante. Tudo isso facilita a remoção dos pelos e evita a foliculite.

"Para reduzir a dor da depilação, também é recomendado buscar um profissional bastante experiente, pois o modo de 'puxar' a cera é importante para causar menos agressão à pele e evitar até uma reação alérgica. Além disso, o profissional e o local escolhido para fazer o procedimento precisam atender às exigências e condições de higiene estabelecidas pelos órgãos competentes, para evitar riscos e complicações", diz a dermatologista.

Cuidados antes e depois da depilação

  • Limpe a pele com produtos antissépticos algumas horas antes
  • Tente alternar os métodos para reduzir pelos encravados
  • Faça esfoliação com bucha vegetal para facilitar a saída dos fios
  • Se for fazê-la sozinha, antes de começar, deixe a água morna escorrer na região por três minutos
  • Após a depilação, nunca passe álcool e cremes (no máximo, uma loção pós-depilatória relaxante). A pele deve permanecer seca para inibir o desenvolvimento de bactérias
  • Procure depilar-se à noite, pois a pele terá mais horas para ficar longe do sol e de roupas apertadas e se recuperar melhor
  • Use hidratante só após 24 horas. Se a região ficar irritada, faça compressas com chá de camomila
  • Evite tomar sol 48 horas antes e 78 horas após a depilação, para não manchar depois ou se machucar durante o processo de remoção dos pelos
  • Evite expor a pele à água do mar e usar perfumes por 24 horas após a depilação, para não haver irritações
  • Se tiver tendência a apresentar vasinhos, evite as ceras e a pinça, pois favorecem o rompimento deles. Prefira lâmina ou creme depilatório químico.

 

 
 

Fonte:   Minha Vida

Veja também

Guia da Saúde

Encontre um profisional de saúde pela especialidade, nome ou cidade.