Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem Vindo à Agência da Saúde - 28 de Março de 2024 - 20:34

Estética

Estética Dental: cuide bem do seu sorriso

Saúde | 17/07/2018 13h 37min

Dra. Caline Noro de Souza Cirurgi? Dentista CRO 6097

A Odontologia contemporânea vive um novo momento, são ideais que vão além do sorriso, e que, para serem executados, requerem que o profissional esteja devidamente habilitado e capacitado com as terapêuticas que conciliem estética, saúde e função, para aplicá-las com excelência.

Entre os procedimentos, pode-se reconhecer o uso da Toxina Botulínica, os preenchimentos com Ácido Hialurônico para contornos faciais, a utilização de Fios de Sustentação, Lipo Enzimática de papada (Àcido Deoxicólico), entre outros.

 

Toxina Botulínica

Mundialmente conhecida como BOTOX (pela marca com maior reconhecimento internacional) é uma neurotoxina que bloqueia o potencial de contração muscular excessiva que dá origem as temidas rugas. É utilizada com fins estéticos para amenizar as linhas de expressões , conhecidas como “Dinâmicas” .

Na Odontologia, também é utilizada para tratamentos funcionais, como a associação da mesma na terapêutica de dores por apertamento dental (bruxismo), e também para amenizar "sorrisos gengivais". O tempo de duração dos efeitos da Toxina Botulínica pode variar de 3 a 6 meses em média, dependendo do metabolismo de cada pessoa.

 

O preenchimento orofacial - Ácido hialurônico

É uma glicosaminoglicana existente no organismo humano. No processo de envelhecimento natural há diminuição das estruturas de suporte faciais, assim como colágeno, elastina e Ácido Hialurônico natural, uma das maneiras modernas de repor esses volumes é com a injeção de ácido hialurônico sintetizado”.

Estão relacionadas ao preenchimento dos lábios, sulco nasogeniano “bigode-chinês”, preenchimento de olheiras, região malar “maçã do rosto”, contorno mandibular , nariz e mento.

Em um prazo de 12 a 14 meses em média, o produto é reabsorvido pelo corpo e poderá ser reaplicado. “É importante salientar que os melhores materiais relacionados à estética facial são reabsorvíveis, assim é possível sempre trabalhar com máxima naturalidade dos resultados mesmo a longo prazo, sem fibroses.

 

Fios de Sustentação

Agem diretamente nas estruturas de pele e músculos da face com efeito Lifting, seja nas estruturas que sofreram os efeitos da gravidade, dando sustentação aos tecidos faciais e pescoço, assim como a utilização do mesmo para rinomodelação, que é a modelação do nariz por meio de uma técnica com fios de sustentação melhorando sua estética.

Fios absorvíveis possuem a capacidade de formar um emaranhado de fibras colágenas e elastina na região, freando assim o envelhecimento consideravelmente.

 

Lipo Enzimática de papada - Ácido Deoxicólico

O acúmulo de gordura na área submental (queixo duplo) tem sido foco crescente dentro do campo de estética facial. E as opções de tratamento agora contam com procedimentos minimamente invasivos para a redução de papada, a lipólise, aplicação de uma enzima, Ácido Deoxicólico, capaz de eliminar a gordura desta estrutura.

A ciência está em constante evolução e a Odontologia deve seguir o mesmo curso. Ir além do sorriso não significa ir atrás de modismos, e sim ir no rumo da evidência, da comprovação, da eficácia, da ética e do sucesso dos tratamentos.


Dra. Caline Noro de Souza
Cirurgiã Dentista
CRO 6097
Ortodontista
Capacitação em Aplicação de Toxina Botulínica e Preenchimento facial (Ácido Hialurônico) - ABO (Associação Brasileira de Odontologia).
Capacitação em Fios de Sustentação
- Instituto Dr. Aroldo Alves Jr.(Porto Alegre-RS).
Planejamento Digital do Sorriso
- Instituto Garófalo (São Paulo-SP).
Lentes de Contato Dental - Instituto Garófalo (São Paulo SP).

Fonte:  

Veja também

Guia da Saúde

Encontre um profisional de saúde pela especialidade, nome ou cidade.