Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem Vindo à Agência da Saúde - 28 de Março de 2024 - 14:39

Estética

Karine Bagio: "De nada adianta ter dentes alinhados e aparentemente saudáveis, se a condição interna dos mesmos não estiver sadia"

Saúde Bucal | 02/07/2018 07h 41min

Dra Karine Bagio Cirurgi? Dentista CRO 7502 PA Especialista em Endodontia pela ABO MT - Associa??o Brasileira de Odontologia Mato Grosso.

Perceber que você tem uma cárie, e não tratar é uma atitude errada para a saúde bucal. Essa bactéria acaba atingindo a polpa dentária, mais conhecida como o nervo do dente, podendo causar muita dor, ou até mesmo a perda do elemento. Para não chegar a este ponto, o melhor a ser feito é procurar um especialista em endodontia. Este profissional é altamente capacitado para tratar o dente e remover a polpa dentária contaminada pela cárie ou por algum tipo de fratura.

Depois de retirar o nervo do dente, ele realiza o selamento da raiz para certificar que nenhum outro microrganismo possa tomar conta daquela parte interna. Além de tratar lesões cariosas profundas, a endodontia é focada em corrigir, fraturas e traumas dentários, visando sempre à manutenção do dente.

A endodontia tem a função de tratar a estrutura interna do dente, chamada de polpa dentária. E, sem o devido cuidado nessa região, seu sorriso não consegue transmitir saúde e beleza.

Mesmo que o elemento não tenha se quebrado, uma consulta ao especialista e exame radiográfico precisa ser feito. Em um primeiro momento nada aconteceu, mas com o passar do tempo o dente começa apresentar algumas alterações como mobilidade, e até mesmo alteração de cor, podendo ir do branco para o marrom em questão de meses ou semanas.

De nada adianta ter dentes alinhados e aparentemente saudáveis, se a condição interna dos mesmos não estiver sadia. É muito importante que as consultas ao cirurgião dentista aconteçam a cada seis meses, para a manutenção e prevenção da saúde bucal.

 

Dra Karine Bagio
Cirurgiã Dentista
CRO 7502 PA
Especialista em Endodontia pela ABO MT - Associação Brasileira de Odontologia Mato Grosso.

Fonte:   Revista Estilo e Saúde em Alta

Veja também

Guia da Saúde

Encontre um profisional de saúde pela especialidade, nome ou cidade.