Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem Vindo à Agência da Saúde - 20 de Abril de 2024 - 02:37

Estética

Rinoplastia: Cirurgia Estética Nasal

Dr. Giovanni Paolo Seronni | 18/03/2019 11h 10min

DR. GIOVANNI PAOLO SERONNI Otorrinolaringologista CRM MT-6293

O nariz ocupa o centro da face e é a primeira parte do rosto observada ao se olhar para uma pessoa. Por isso, pequenas alterações e deformidades podem gerar grandes transtornos e queda na autoestima, fazendo-a procurar um tratamento cirúrgico. A Rinoplastia é uma das cirurgias plásticas mais frequentes no mundo, sendo comumente indicada por deformidades estéticas, inclusive com o envelhecimento, por traumatismo, por dificuldade respiratória ou por embelezamento.  

Vários aspectos terão que ser analisados pelo médico especialista em “cirurgia plástica do nariz” que incluem o tipo de pele, características étnicas, idade e função nasal. A face tem que ser avaliada em conjunto, como um todo.  O objetivo da cirurgia é melhorar a estética, buscando a harmonia com os demais elementos faciais, sempre preservando ou melhorando a função respiratória.

Sabe-se que a Rinoplastia por motivos estritamente estéticos, restringe em 15 a 25% a área de ventilação nasal, por isso, cuidados especiais, especialmente na área da válvula nasal devem ser rigorosos. 

Na avaliação prévia, fotografias de diversos ângulos serão examinadas na companhia do paciente. Isso permite um planejamento conjunto e também uma aproximada previsão de resultados. 

Do ponto de vista funcional, devemos realizar uma nasofibroscopia e uma tomografia computadorizada dos seios paranasais para estudarmos possíveis alterações anatômicas ou patológicas endonasais, como, entre outros, dismorfismos septais, hipertrofia de cornetos ou sinusite crônica, que serão tratados no mesmo ato cirúrgico. O nariz deve ser encarado como uma “unidade funcional-estética”.

A Rinoplastia é uma das cirurgias plásticas mais frequentes no mundo, sendo comumente indicada por deformidades estéticas. 

O cirurgião com a técnica e a experiência necessárias, atinge todos estes resultados. O procedimento cirúrgico costuma ser preferentemente realizado sob anestesia local ou geral e o paciente já costuma ir para casa no mesmo dia sem o desconforto do tamponamento nasal, respirando pelas narinas. 

A cirurgia em si consiste na modelagem e no ajuste de partes e elementos que estão deformados (ossos, cartilagens, mucosa e pele). Primeiramente é definido se iremos aumentar a dimensão do nariz (em narizes pequenos) em que são usados enxertos cartilaginosos do próprio septo nasal, orelha ou costela, ou se iremos diminuir a dimensão do mesmo (narizes grandes).

Ajustamos a ponta nasal, aumentando, diminuindo ou afinando-a. Muitas vezes são ressecadas porções laterais das asas nasais para diminuí-las. As assimetrias são frequentes e devem ser identificadas no pré-operatório e tratadas, muitas vezes, com o uso de enxertos que camuflam as mesmas.

A cirurgia dura em média entre 90 minutos a 2 horas. Terminada, o nariz é modelado com micropore e protegido com pequena placa metálica que permanece entre 4 à 5 dias. As suturas internas são feitas com fios absorvíveis, e os pontos externos, se houverem, são retirados de 4 à 5 dias. O curativo é retirado após uma semana e o nariz já estará com um aspecto “sociável”. 

Rotineiramente, convênios e empresas de seguros não cobrem cirurgias com finalidade estética. Particularmente, no caso do nariz, na maioria dos casos, as deformidades comprometem a função, sendo admitida uma cobertura por outro procedimento concomitante, como a “correção do septo”, o que de certa forma proporciona uma diminuição dos custos. 

O médico otorrinolaringologista está apto à realização de cirurgias que embelezem o nariz e também que corrijam deformidades e doenças no seu interior, num mesmo ato operatório. 

 

DR. GIOVANNI PAOLO SERONNI
Otorrinolaringologista 
CRM MT-6293

SINOP CLÍNICA 
RUA DAS HORTÊNCIAS, 1439 - SINOP - MATO GROSSO
(66) 3015-0055 | 9.9698-0887

Fonte:   Revista Estilo e Saúde em Alta

Veja também

Guia da Saúde

Encontre um profisional de saúde pela especialidade, nome ou cidade.