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Nutrição

Abc da soja: saiba que nutrientes compõem o grão e seus benefícios para a saúde

Nutrição | 22/08/2018 15h 38min

Quando falamos em soja, pensamos rapidamente em proteína. Isso não é um problema, já que a soja realmente é considerada a melhor fonte de proteína vegetal entre as leguminosas, grupo do qual faz parte o feijão, grão de bico, lentilha e ervilha. O que muitos não sabem é que, além da questão proteica, a soja possui muitos outros nutrientes importantes à saúde do organismo, como vitaminas, minerais e compostos fitoquímicos, conhecidos por isoflavonas.

Por isso, a soja é considerada um alimento funcional, com benefícios que vão muito além da ingestão de proteínas. "Ela previne o desenvolvimento de doenças crônicas como, diabetes e hipertensão, e melhora os níveis de colesterol. A soja também protege contra doenças cardiovasculares e é uma boa alternativa para as pessoas com intolerância à lactose. Por fim, ela tem um papel especial no tratamento e prevenção de alguns tipos de câncer e osteoporose", afirma a nutricionista Giovanna Oliveira, da Clínica Dra. Maria Fernanda Barca.

Isso porque a soja é rica em fósforo, um nutriente que desempenha um importante papel na manutenção óssea, conforme explica o nutricionista Rafael Amaral, especialista em Nutrição Esportiva. "A vitamina K também é mais um nutriente que está bem presente no grão, fundamental para o mecanismo de coagulação sanguínea", complementa o nutricionista.

Outro elemento que se destaca na soja são as isoflavonas, conhecidas como fitoestrógenos. De acordo com a nutricionista Giovanna Oliveira, as isoflavonas agem no organismo de forma semelhante ao hormônio estrógeno, podendo atenuar os sintomas da menopausa em mulheres. "Além disso, estudos observaram que populações asiáticas, cuja dieta é rica em isoflavonas, apresentam menor incidência de câncer de mama, perda óssea e doenças cardiovasculares", pontua a nutricionista.

Você sabe tudo o que a soja pode fazer pela sua saúde? Listamos abaixo os principais compostos e nutrientes presentes no grão e de que forma eles podem beneficiar o organismo. Tire suas dúvidas e inclua a soja no cardápio desde já:

 

Cálcio

O nutriente está muito presente na soja, em todas as suas variantes, como no caso do leite vegetal. O cálcio é importante para o fortalecimento de ossos e dentes, tendo um papel fundamental na prevenção da osteoporose. Além disso, ele também ajuda na coagulação sanguínea e permite a contração muscular.

 

Ferro

O mineral cumpre funções básicas e essenciais no nosso organismo, como transporte de oxigênio, produção de energia, síntese de DNA e crescimento e replicação de células. O ferro também estimula a saúde cerebral e é o principal componente da hemoglobina, ajudando a prevenir sintomas de anemia.

 

Fibras

Além da boa quantidade de proteínas, a soja estimula a saciedade do corpo por ser um alimento rico em fibras. No organismo, as fibras melhoram o trânsito intestinal, auxiliam no controle glicêmico, reduzem os níveis de colesterol e também beneficiam o controle do peso, uma vez que ajudam a reduzir a absorção de gorduras pelo organismo.

 

Fósforo

O mineral, junto ao cálcio, também ajuda a proteger e fortalecer ossos e dentes, mas seus benefícios não param por aí. O ferro atua em processos elementares do organismo, como a formação de membranas celulares, produção e estoque de energia, além de estar presente no DNA e RNA das células. Por fim, o mineral também está presente na regulação do pH do corpo, processo fundamental para que todos os órgãos funcionem em equilíbrio.

 

Gorduras boas

Quando falamos na redução dos níveis de colesterol ruim, no caso o LDL, isso é possível graças à ação das gorduras boas presentes na soja, também chamadas de gorduras poliinsaturadas. Ômega 3 e ômega 6, exemplos de gorduras da soja, previnem doenças cardiovasculares, auxiliam no combate à depressão, diminuem a hipertensão, melhoram a circulação e mantêm o cérebro ativo, afastando problemas como falta de memória, Alzheimer e esclerose.

 

Magnésio

Ele é considerado um nutriente essencial para a vida. O magnésio ativa enzimas que participam do metabolismo de carboidratos, lipídeos, proteínas, eletrólitos e glicose, ou seja, praticamente tudo o que ingerimos. Ele previne doenças cardiovasculares, osteoporose, acúmulo de gorduras e ainda nos deixa mais felizes, por estar associado à formação e liberação de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar.

 

Vitamina K

Coagulação sanguínea é um processo fortemente beneficiado pela vitamina K, que também faz parte da composição nutricional da soja. Além de facilitar a cicatrização de ferimentos do corpo, essa vitamina ajuda na fixação do cálcio nos ossos, o que previne problemas relacionados à osteoporose, principalmente na menopausa.

 

Vitaminas do complexo B

Essas vitaminas trabalham em conjunto em muitos processos do organismo, de melhora da digestão à manutenção de funções do sistema nervoso. A vitamina B6, por exemplo, é importante para a formação de glóbulos vermelhos e da substância glutationa, um dos principais antioxidantes do organismo. Já a presença da vitamina B1 previne fraqueza muscular, falta de energia e diminuição da memória.

 

Potássio

Você já ouviu falar que o potássio ajuda a prevenir cãibras? Isso é verdade, mas as potencialidades do nutriente vão além. Combinado ao sódio, ele ajuda a manter o ritmo cardíaco normal, equilibra a quantidade de água no organismo, regula a pressão arterial, previne o risco de AVC (Acidente Vascular Cerebral) e estimula a contração muscular adequada.

 

Zinco

Esse mineral tem um papel fundamental para a saúde, já que estimula o sistema imunológico e atua na prevenção de uma série de doenças, principalmente aquelas causadas por vírus, bactérias e fungos. Outro destaque do zinco é seu potencial antioxidante, o que faz com que ele reduza a ação dos radicais livres no organismo, moléculas que comprometem o funcionamento das células e aumentam os riscos de desenvolvimento de câncer.

 
 
 

Fonte:   Minha Vida

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