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Nutrição

Açúcar contribui para epidemia do câncer

Nutrição | 25/11/2013 12h 30min

Açúcar contribui para epidemia do câncer. É o que garante o Dr. David Servan-Schreiber em seu livro Anticâncer. Somente na França, foram vendidos 250 mil exemplares, transformando esse livro em um dos mais procurados em todo o mundo pelas importantes  informações apresentadas.
 
Segundo o Dr. David Servan-Schreiber, numerosos estudos mostram que o boom do consumo de açúcar contribui – através da explosão da taxa de insulina em nosso organismo – para a epidemia de câncer. “É preciso, portanto, evitar os alimentos de ‘índice glicêmico elevado’ e privilegiar os que têm um índice glicêmico baixo”, afirma o pesquisador. O conselho do Dr. David Servan-Schreiber é escolher os alimentos em função do índice glicêmico, conforme tabela a seguir. 
 
Escolher os alimentos em função do índice glicêmico
 
ELEVADO
Reduzir ou evitar
Açucares: branco ou mascavo, mel, xarope de bordo, de milho, dextrose.
Farinhas brancas: pão branco, massas (muito cozidas), arroz branco, muffins, bagels, bolos, biscoitos de arroz, cereais de café da manhã refinados e adoçados. 
Batata, principalmente purê (salvo batata da variedade Nicola), flocos de milho, cereais à base de arroz (e a maior parte dos outros cereais de café da manhã).
Geléias, frutas cozidas com açúcar, frutas em calda.
Bebidas açucaradas: sucos de frutas industrializados, refrigerantes.
Álcool entre as refeições.
 
BAIXO
Preferir
Extratos adoçantes naturais: xarope de agave, adoçante Stevia, xilitol, glicine, chocolate amargo (mais de 70% de cacau).
Cereais integrais e misturados: pão multigrão (não apenas trigo) ou feito com fermento biológico, arroz integral ou basmati, massas e macarrões cozidos al dente (preferir massas semi-integrais ou à base de mistura de cereais), quinoa, aveia, milhete, trigo sarraceno.
Batatas-doces, inhames, lentilhas, ervilhas, feijões.
Flocos de aveia (mingau), musli, All Bran, Special K.
Frutas em estado natural, principalmente mirtilo, cereja, framboesa, que ajudam a regular a glicemia (pode-se acrescentar um fio de xarope de agave para adoçar, se necessário).
Água com suco de limão ou temperada com tomilho, sálvia, casca de laranja ou de tangerina orgânica.
Chá verde, que age diretamente contra o câncer (sem açúcar ou com xarope de agave).
Uma taça de vinho por dia durante uma refeição.
Alho, cebolas, cebolinha, misturados aos outros alimentos, contribuem para reduzir picos de insulina. 
 
 

Fonte:   -Maria da Paz Sabino

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