Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem Vindo à Agência da Saúde - 19 de Abril de 2024 - 01:44

Nutrição

Açúcar: ele pode estar onde você nem imagina

Saúde | 11/02/2014 20h 13min

É fácil perceber que bolos, tortas e docinhos de festa, por exemplo, têm açúcar em sua composição. O que pode não ser tão simples de se dar conta é que muitos alimentos industrializados também possuem várias colheradas desse ingrediente e podem ser os responsáveis pela ingestão exagerada dele. Vale ressaltar que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o consumo diário de açúcar corresponda a apenas 10% das calorias totais. 
 
O consumo excessivo de açúcar está relacionado ao aumento dos índices de obesidade, do diabetes e da síndrome metabólica. Além disso, a quantidade desse alimento que não for usada pelo organismo será armazenada no corpo, formando depósitos de gordura e prejudicando a saúde. Para evitar expor-se a esses riscos, não é necessário eliminar completamente os alimentos adocicados das refeições, basta comê-los com moderação. 
 
Fonte: Sociedade Brasileira de Diabetes, Nestlé – enciclopédia da nutrição
 

Fonte:   -Maria da Paz Sabino

Veja também

Guia da Saúde

Encontre um profisional de saúde pela especialidade, nome ou cidade.