Bem Vindo à Agência da Saúde - 24 de Novembro de 2020 - 14:17

Nutrição

Boa alimentação ajuda a retardar o envelhecimento

Nutrição | 19/05/2014 15h 46min

Uma boa alimentação pode ajudar no retardamento dos efeitos do envelhecimento. Por isso, se você quer envelhecer com saúde, comece logo a ter cuidado com o que come. Sem essa de comer de tudo! Tem que comer o que é saudável e que faz bem à saúde. Claro que comer corretamente é uma tarefa muito difícil, mas com um pouco de esforço, podemos encontrar uma saída, nem que seja um meio termo. 
 
Para começar, modere no consumo de açúcar, pois esse alimento, como todos sabem, é um veneno para a saúde. E as tais famosas gorduras trans e as frituras? Como o açúcar, deixa a pele sem elasticidade. Mais: as gorduras trans obstruem e endurecem as artérias e os pequenos vasos sanguíneos. As frituras são outras inimigas do colágeno e do coração.
 
O consumo excessivo de carboidratos processados também pode danificar o colágeno e as fibras da pele. O alto índice glicêmico faz a glicose ir às alturas, desregulando os ponteiros do relógio biológico. Prefira as versões integrais. Já o sal, refrigerantes e café desidratam o corpo. Desidratada, você fica cansada e a aparência reflete esse estado. O excesso de sal faz mais: contribui para doença renal, pressão alta e interfere no metabolismo.
 

Fonte:   -Maria da Paz Sabino

Veja também

Guia da Saúde

Encontre um profisional de saúde pela especialidade, nome ou cidade.