Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem Vindo à Agência da Saúde - 20 de Abril de 2024 - 01:29

Nutrição

Comer muito ou pouco demais faz mal à saúde

Alimentação | 06/02/2014 10h 24min

Comer muito ou comer pouco demais faz mal à saúde, pois o organismo precisa de nutrientes que o faça funcionar corretamente e para isso é preciso uma alimentação saudável e equilibrada. Uma alimentação saudável deve seguir três regras básicas:
 
1. Incluir alimentos naturais como frutas e verduras, evitando alimentos industrializados.
 
2. Seguir um padrão de refeições regulares, evitando intervalos longos e exageros alimentares.
 
3. Envolver preparações culinárias simples sem frituras ou adição de grandes quantidades de gordura e sal como caldos de carne, por exemplo.
 
Adotar uma alimentação saudável serve para prevenir doenças causadas por deficiências nutricionais, fortalecer o sistema imunológico e reduzir o aparecimento de doenças crônicas como obesidade, doenças cardíacas ou diabetes.
 
Alimentação saudável para emagrecer
A alimentação saudável para emagrecer segue as mesmas regras já referidas. O emagrecimento e a manutenção do peso são consequências de um comportamento alimentar regular e saudável durante a vida, que traz benefícios não apenas para a forma física, mas também prevenindo doenças crônicas que muitas vezes, estão relacionadas com a alimentação. 
 
A falta de vitaminas e minerais pode provocar doenças comuns como a anemia ou a osteoporose e o excesso de gorduras na alimentação pode levar ao colesterol alto, por exemplo.
 
A alimentação saudável deve ser um estilo de vida. Uma boa forma de alcançar mudanças permanentes é alterar pequenos hábitos de cada vez, como:
 
Diminuir aos poucos a quantidade de açúcar que se adiciona no leite ou café.
Reduzir a quantidade de alimentos fritos.
Trocar o óleo e a manteiga pelo azeite.
Comer uma fruta por dia e ir aumentando de forma gradual até alcançar cinco no máximo. 
 
Para melhorar a alimentação e aprender a fazer trocas inteligentes consulte um nutricionista.

Fonte:   -Maria da Paz Sabino

Veja também

Guia da Saúde

Encontre um profisional de saúde pela especialidade, nome ou cidade.