Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem Vindo à Agência da Saúde - 19 de Abril de 2024 - 13:26

Nutrição

Como fazer uma alimentação saudável

Alimentação | 21/02/2014 10h 18min

Uma boa alimentação é item primordial para garantir uma boa saúde. Para isso, apresentaremos algumas dicas para você possa seguir. Para fazer uma alimentação saudável é necessário seguir as recomendações:
 
45 a 65% das calorias totais devem vir de carboidratos complexos, tais como grãos integrais, frutas e vegetais para obter 14 g de fibras por 1000 calorias.
 
variar frutas e vegetais em cada dia.
 
25 a 35% das calorias totais devem vir de gorduras sendo que as saturadas devem ser inferiores a 10% e as gorduras trans terem o consumo mais baixo possível. 
 
o consumo de colesterol deve ser inferior a 300 mg por dia.
 
10 a 35% das calorias totais devem vir de proteínas devendo se escolher fontes magras de proteínas como carnes magras, pescado e ovo assim como fontes vegetais de proteína como soja, sementes, tofu e nozes.
 
Inclua 3 xícaras por dia de leite desnatado ou seus equivalentes como iogurte e queijos com baixo teor de gordura. Quando não se consome laticínios é importante optar por bebidas enriquecidos com cálcio e vitamina D.
 
o sal deve ser limitado a 2,3 g por dia.
 

Fonte:   -Maria da Paz Sabino

Veja também

Guia da Saúde

Encontre um profisional de saúde pela especialidade, nome ou cidade.