Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem Vindo à Agência da Saúde - 20 de Abril de 2024 - 00:30

Nutrição

Conhecendo mais sobre o hormônio do sono

Nutrição | 02/04/2019 20h 21min

A melatonina é um hormônio produzido naturalmente pelo organismo. “É o neurohormônio do sono”.

Especialistas afirmam que quando o sono chega ela fica relativamente estável na maioria das pessoas e o papel da melatonina ai é apenas promover a mudança do estado de vigília para o estado do sono. Vamos entender um pouquinho mais sobre como funciona essa melatonina.

Que é um hormônio produzido naturalmente pelo nosso organismo já sabemos, mas qual órgão produz?

Produzido pela glândula pineal quando o dia começa a escurecer, ajudando assim o organismo a se preparar para dormir. Atinge seu nível máximo de produção quando já estamos dormindo. É um hormônio ligado ao ciclo cicardiano, ou seja, a forma como o nosso organismo organiza suas funções seja acordado ou durante o sono.

Por organizar as funções do sono no nosso organismo, a maioria dos órgãos possuem receptores de melatonina, atuando de diversas formas a serem estudadas ainda pelos médicos e pesquisadores.

Alguns fatores podem influenciar na produção de melatonina como: idade, alguns medicamentos, exposição a fontes de luz como televisão, celular, luminárias, computadores.

Temos várias indicações para o uso de Melatonina: enxaqueca; idosos que naturalmente tem a produção de melatonina menor; pessoas com grau de cegueira; pessoas que possuem muita dificuldade em dormir (lembrando que pode ser utilizada para alguns tipos de insônia, mais não funciona para todas).

Vale ressaltar que a suplementação de melatonina é muito superior ao que o nosso organismo produz, por isso procure sempre um profissional para melhores orientações.

Lembrando que apesar de ser vendida livremente em países da Europa, no Brasil o suplemento ainda é pouco conhecido, podendo ser vendido apenas com prescrição médica em farmácias de manipulação ou pode ser importada para uso desde que haja em mãos a receita médica.

Enfim, o consumo é permitido no Brasil, porém não sua comercialização.

 

Emmyline Perin de Paula

Nutricionista CRN 1 – 6404

Fonte:   Agência da Saúde

Veja também

Guia da Saúde

Encontre um profisional de saúde pela especialidade, nome ou cidade.