Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem Vindo à Agência da Saúde - 28 de Março de 2024 - 07:53

Nutrição

Consumo de sódio aumenta pressão arterial das crianças

Sódio | 24/05/2013 14h 25min

 

Engana-se quem pensa que pressão alta é um problema exclusivo de adultos. Hoje as crianças são as novas vítimas do sódio, prejudicando a saúde dos pequenos. A grande quantidade de alimentos industrializados e ricos em sódio na refeição das crianças está mudando a vida das crianças. O mineral é o maior vilão dos riscos de hipertensão. Isso porque ele está presente em grandes quantidades nos alimentos bastante adorados pela criançada: bolacha recheada, refrigerante, fast food, macarrão instantâneo, salgadinhos, entre outros.
 
O aumento no número de casos de pressão elevada durante a infância chamou a atenção da Organização Mundial da Saúde (OMS), que tomou medidas para limitar o consumo de sódio entre as crianças. A recomendação é a ingestão de menos de dois gramas por dia para meninos e meninas entre dois e 15 anos. Para se ter uma ideia da quantia, um pacote de 85g de macarrão instantâneo sabor galinha caipira atinge quase 70% dessa cota diária.
 
Além da redução de sódio, a OMS aconselha também a aumentar o consumo de potássio para 3,5 gramas por dia. O mineral que está presente em frutas e verduras ajuda o coração a trabalhar, facilita a dilatação dos vasos e auxilia na eliminação do sódio pelos rins. A ingestão de frutas e verduras aliada a outros bons hábitos de alimentação podem evitar que crianças tenham problemas graves na vida adulta. O conselho se estende aos pais: na vida adulta ou na infância, o ideal é reduzir os industrializados e maneirar na adição de sal na hora das refeições.
 
Fique atento: os valores que indicam pressão alta na infância são diferentes dos que estamos habituados. Enquanto os adultos são diagnosticados como hipertensos com medidas acima de 14 por 9; nas crianças, esse índice varia. Um menino pode ser considerado hipertenso com pressão de 11 por 6, por exemplo. Por isso, os pais devem conversar com o pediatra sobre a alimentação dos filhos e solicitar a medição de pressão em todas as visitas ao consultório.
 
Redação com Unimed do Brasil
 

Fonte:   -Maria da Paz Sabino

Veja também

Guia da Saúde

Encontre um profisional de saúde pela especialidade, nome ou cidade.