Bem Vindo à Agência da Saúde - 26 de Outubro de 2020 - 21:17

Nutrição

Dicas para ter uma alimentação saudável

Nutrição | 20/02/2020 17h 30min

Nunca ouvimos tanto sobre o quanto é importante cuidar da nossa saúde. Todos os nossos hábitos, que vão desde a prática de alguma atividade física, até a decisão de ficar até mais tarde no trabalho, influenciam de maneira significativa na nossa qualidade de vida e, portanto, também na nossa saúde.

A alimentação é um desses hábitos que você deve levar em consideração – e talvez um dos mais importantes deles. E por mais que pareça difícil, comer bem é muito mais fácil do que imaginamos. Separamos abaixo algumas dicas para você garantir uma alimentação saudável no seu dia a dia. Confira!

 

APRENDA A COMER UM POUCO DE TUDO

Manter uma alimentação saudável não significa ter que manter uma dieta restrita e cortar várias receitas gostosas do seu cardápio. Alimentar-se bem é manter uma dieta equilibrada, capaz de lhe oferecer todos os nutrientes necessários – até mesmo as gorduras – para que seu organismo funcione de maneira adequada.

Por isso, não é necessário sair cortando refeições para poder garantir uma alimentação saudável, mas sim fazer algumas mudanças no cardápio e equilibrar as porções consumidas por dia. Carboidratos, frutas, vegetais, proteínas, gorduras e até algumas guloseimas, todos esses produtos são essenciais para que você sempre se alimente bem e viva feliz!

 

VALORIZE A INGESTÃO DE FIBRAS ALIMENTARES

Boa parte dos brasileiros não garante a ingestão diária de fibras alimentares recomendada pela Organização Mundial de Saúde. As fibras são responsáveis por várias funções importantes no nosso organismo como regular o funcionamento intestinal, os níveis de glicose e colesterol no sangue e, até mesmo, aumentar a sensação de saciedade.

Sem elas, nossa qualidade de vida é naturalmente diminuída e, por isso, garantir esse consumo é uma maneira de valorizar uma alimentação mais saudável. Aumentar o consumo de frutas, verduras e legumes é a maneira mais simples e eficiente de elevar a ingestão de fibras alimentares. Garanta essa mudança nas suas refeições do dia a dia.

 

COZINHE SEUS PRÓPRIOS ALIMENTOS

A sociedade moderna tem se afastado, cada vez mais, de hábitos básicos do nosso dia a dia. Essas mudanças interferem muito na nossa qualidade de vida e, é claro, na maneira como nossa saúde se comporta.

O hábito de cozinhar nossas próprias refeições é um desses que tem ficado para trás. Por conta da falta de tempo e das rotinas cada vez mais corridas, temos optado por fazer a grande maioria das nossas refeições fora de casa. Esse hábito, além de nos fazer comer mais do que o esperado, pode aumentar também o consumo de frituras, sódio e conservantes.

Ao retomar o hábito de cozinhar em casa, mesmo que seja somente na hora do almoço ou do jantar, você é capaz de selecionar melhor seus alimentos, controlar suas porções e prepará-los da maneira mais saudável e natural possível. Sua saúde agradece.

Fonte:  

Veja também

Guia da Saúde

Encontre um profisional de saúde pela especialidade, nome ou cidade.