Bem Vindo à Agência da Saúde - 30 de Novembro de 2020 - 06:59

Nutrição

É certo lavar carnes e aves antes do consumo?

Higiene | 19/05/2013 10h 22min

Você vai ao supermercado e logo percebe que as carnes são manuseadas por várias pessoas. Isso por si só já mostra que não é higiênico. Quando chega em casa, a primeira atitude é lavar o produto para higienizá-lo. Será que é certo lavar a carne ou o frango para tornar mais seguro ao consumo? Mas não seria falta de higiene não lavar as carnes antes de consumi-las? 

Recentemente o Serviço de Inspeção e Segurança Alimentar americano – FSIS/USDA, publicou um artigo sobre essa questão, dizendo que não é recomendado a lavagem de carnes de nenhuma espécie, principalmente porque quando esse procedimento é feito, o liquido que escorre após a lavagem pode causar contaminação cruzada em outros alimentos, utensílios e superfícies de contato.
 
“Alguns consumidores, quando lavam suas carnes ou seu frango, pensam que estão removendo bactérias e tornando os produtos mais seguros. No entanto, algumas das bactérias são ligadas tão fortemente às superfícies das carnes que não se pode removê-las, não importando quantas vezes você as lava.”
 
O Serviço de Inspeção e Segurança Alimentar Americano aconselha a limpeza e desinfecção dos utensílios e superfícies que entram em contato com os produtos, assim como as boas práticas no preparo dos mesmos, sendo também de extrema importância o cozimento correto das carnes para que qualquer bactéria que possa estar presente seja destruída.
 
No artigo está descrito que a lavagem das carnes e aves não irá remover as bactérias. Na verdade, esse procedimento pode espalhar bactérias na sua pia, em suas bancadas e em outros alimentos, através do líquido resultante da lavagem. O estudo mostra que as bactérias em carnes cruas só podem ser mortas quando o cozimento alcança uma temperatura segura, que para aves é em torno de 74ºC.
 

Fonte:   -

Veja também

Guia da Saúde

Encontre um profisional de saúde pela especialidade, nome ou cidade.