Bem Vindo à Agência da Saúde - 24 de Novembro de 2020 - 13:27

Nutrição

Entenda por que o ovo é um grande aliado da saúde

Saúde | 06/02/2016 10h 26min

Quem nunca ouviu dizer que o ovo aumenta o colesterol e que, portanto, faz mal à saúde. Pois bem! Este mito caiu por terra com os diversos estudos realizados a cerca do assunto. Hoje, de vilão, o ovo passou a ser o mocinho, sendo considerado como o queridinho de todos e um grande aliado na alimentação saudável.

O ovo é um alimento rico em proteína que possui todos os aminoácidos essenciais em concentração e proporções equilibradas ideal para atender as necessidades orgânicas, ou seja, é uma proteína de alto valor biológico, sendo considerada a melhor entre as fontes alimentares.

A gema contém importantes vitaminas, entre elas as vitaminas A e E, que são antioxidantes, ou seja, ajudam a “limpar” as células de substâncias tóxicas. Possui também minerais importantes como o cálcio, o magnésio e o ferro, este, essencial para evitar anemia. A gema tem também uma substância chamada colina, importante para o funcionamento das células do organismo.

 A clara é riquíssima em albumina, que é uma proteína de alto valor biológico. A albumina é fundamental para manter o sangue fluindo corretamente dentro dos vasos. É também muito importante para a forma e força dos músculos, por isso é muito consumida por muitos atletas.

O ovo é um alimento rico em nutrientes importantes para o organismo. Por isso dá a sensação de saciedade, auxiliando, inclusive, dietas para emagrecimento. Todos sabemos que os ovos tem colesterol dos dois tipos: bom e ruim.

Estudos demonstram, porém, que um ovo por dia não aumenta o risco de doença cardiovascular em homens ou mulheres saudáveis que não sejam diabéticos. Uma das razões apontadas para este fato é que o ovo também contém uma substância chamada lecitina que dificulta a absorção do colesterol ruim.

Fonte:   -

Veja também

Guia da Saúde

Encontre um profisional de saúde pela especialidade, nome ou cidade.