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Nutrição

Fibras alimentares são essenciais para uma boa saúde

Nutrição | 12/03/2014 16h 56min

As fibras alimentares são imprescindíveis para uma boa saúde. Frutas, legumes, verduras e grãos são fundamentais numa dieta saudável. Quanto menos processados estes vegetais,  maior seu valor nutritivo. Assim, ao invés de aveias em farelo, prefira os flocos de aveia. O arroz integral é excelente fonte de fibras.
 
Abuse das frutas legumes e folhas, pois, além de ricas em vitaminas e minerais, possuem fibras que varrem o intestino de toda espécie de toxina que apresenta risco de desenvolver câncer (agentes cancerígenos) e outras doenças. As fibras alimentares são partes dos vegetais que quando ingeridas não sofrem digestão e nem sofrem absorção. 
 
As fibras podem sofrer fermentação parcial ou completa e proporcionam uma flora intestinal saudável que fabrica substâncias necessárias ao nosso organismo. As fibras também regularizam o trânsito intestinal. O bom funcionamento intestinal melhora o humor e a pele, além das funções digestivas como um todo e ajudam a diminuir a absorção intestinal de colesterol e glicose, reduzindo a concentração destas substâncias no sangue. 
 
Descarte todo alimento que apresente sinais de deterioração. Nunca aproveite partes deles. Nunca use vegetais que estão começando a se deteriorar. Isto além de fazer mal à saúde, aumenta o risco de câncer. 
 
Lembre-se que para controle de peso e níveis de colesterol e glicose adequados é preciso que haja fibras nas 6 refeições diárias recomendadas: café da manhã, colação, almoço, colação, jantar e ceia, procurando manter um intervalo de três horas entre elas. 
A maior dificuldade em seguir a dieta do nutricionista é que todo mundo acha que passa fome com a dieta prescrita. Isto acontece por que as pessoas não têm hábito de consumir aquela categoria de alimentos que se pode consumir à vontade e que ajudam a alcançar a saciedade (a pessoa se sente satisfeita após a refeição).
 
É fácil introduzir um alimento estranho à sua dieta, ou que você não gosta porque não aprecia o sabor. Basta ingeri-lo junto a alimentos que você aprecia. O esforço vale à pena. O corpo fica mais saudável e bonito. A aparência da pele e a silhueta corporal, assim como as funções do corpo melhoram sensivelmente.

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