Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem Vindo à Agência da Saúde - 28 de Março de 2024 - 07:48

Nutrição

Fracionamento de refeições ajuda o organismo

Nutrição | 05/03/2014 19h 11min

Todos querem e desejam ter um corpinho modelado e uma silhueta definida. Para isso é preciso adotar uma alimentação equilibrada e balanceada com os nutrientes necessários ao funcionamento do organismo. Todavia, poucas pessoas sabem a importância que o fracionamento das refeições desempenha neste processo.
 
Isso mesmo, fracionar as refeições, ou seja, comer de 3 em 3 horas em pequenas quantidades, assume papel primordial no processo de emagrecimento. Ou seja, aquela estratégia de pular uma refeição para comer menos e perder peso não funciona.
 
Por que temos que nos alimentar de três em três horas?
 
1 - Acelera o metabolismo: Após as três horas de jejum, o metabolismo (o quanto nosso corpo gasta de calorias) diminui drasticamente. Isso se deve a um mecanismo de defesa do corpo, com o intuito de "poupar" energia para esperar a próxima refeição.
2 - Queima gordura corporal: O jejum prolongado faz o corpo diminui a queima de gordura, também na tentativa de poupar energia.
3 - Evita flacidez: Quando ficamos mais de três horas sem comer, o organismo começa a diminuir a queima de gordura corporal e, como ele continua precisando de energia para outras funções vitais, como respiração e manutenção da atividade cerebral, busca essa energia por meio da queima de massa muscular. Ou seja, jejum prolongado aumenta a flacidez, por haver uma quebra no tecido de sustentação, nossa massa muscular.
4 - Evita o mal hálito: A quebra de massa muscular, com o intuito de manter a energia do corpo para as funções vitais, gera no processo metabólico componentes que são responsáveis pelo mau hálito característico do jejum. 
5 - Evita a compulsão alimentar - Quando ficamos muito tempo sem comer e sentimos muita fome, é provável que na próxima refeição vamos compensar o período de jejum e comer mais do que o necessário. Em uma refeição após o período de jejum, o corpo faz uma maior absorção de energia e direciona esta energia para estoque de gordura.
 

Fonte:   -Maria da Paz Sabino

Veja também

Guia da Saúde

Encontre um profisional de saúde pela especialidade, nome ou cidade.