Bem Vindo à Agência da Saúde - 24 de Novembro de 2020 - 13:29

Nutrição

Gelatina e seus benefícios para a saúde

Gelatina | 17/03/2014 08h 48min

Além de saborosa e ter poucas calorias, a gelatina oferece vários benefícios para a saúde, entre os quais envolve o fortalecimento das unhas e cabelos, dando-lhes maior resistência, espessura, crescimento e brilho. A gelatina é também uma excelente fonte de hidratação para a pele e intestinos.

A gelatina é uma sobremesa  de origem animal rica em colágeno que é o elemento responsável pela manutenção dos ossos e a reconstituição ou regeneração das articulações. O colágeno age de forma a travar o processo de flacidez natural própria do envelhecimento.

A gelatina não engorda porque apesar de ter açúcar, tem também muita água o que faz deste alimento um complemento muito bom para as dietas. Quem quiser pode optar pela gelatina diet ou ligth e aí não tem açúcar nenhum.

A gelatina não tem gorduras e é uma alternativa doce que pode ser consumida na versão diet, podendo fazer parte de uma dieta para emagrecimento ou apenas para o rejuvenescimento da pele por causa do colágeno.

Adicionar maçã, morango, pêssego ou abacaxi aos pedaços na água quente antes de fazer a gelatina é uma forma de tornar a gelatina ainda mais nutritiva.

Gelatina de Agar Agar

Como as gelatinas comercialmente encontradas no supermercado contém uma grande quantidade de corantes, recomenda-se trocá-la pela gelatina de Ágar-Ágar, que é igualmente benéfica, mas aí não é uma fonte de colágeno animal e trata-se de uma gelatina de origem vegetal que pode ser consumida também pelos vegetarianos.

Fonte:   -

Veja também

Guia da Saúde

Encontre um profisional de saúde pela especialidade, nome ou cidade.