Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem Vindo à Agência da Saúde - 18 de Abril de 2024 - 13:05

Nutrição

Hábitos alimentares dos pais influenciam a vida dos filhos

Alimentação | 03/03/2014 09h 27min

Há um ditado que diz: “diz com quem tu andas que eu direi quem tu és”.  A frase é um pouco forte e até, em um certo aspecto preconceituosa, mas tem o seu fundo de verdade.  Há também um outro que diz: “fruta não cai longe do pé”. Ao que tudo parece, somos fruto do ambiente no qual somos criados e seguimos os exemplos das pessoas com as quais convivemos. 
 
Se você quer que seu filho se alimente corretamente e tenha uma vida saudável, comece a dar exemplo. Os hábitos alimentares das crianças e a frequência com que elas se exercitam, são reflexos diretos do que você pratica na sua vida. Não é novidade que os pequenos se espelham nos adultos, mas pesquisas recentes reforçam ainda mais a importância dos pais cultivarem um comportamento que busque uma vida saudável. 
 
Mais do que um exemplo, as crianças tomam esses hábitos como verdades para os próximos anos de vida, sejam eles bons ou ruins para a saúde. Um estudo realizado em junho deste ano por médicos da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, chegou a essas conclusões acompanhando a rotina de 190 crianças de dois a cinco anos, cujas mães estavam acima do peso ou obesas. 
 
Para isso, os pesquisadores coletaram informações sobre a dieta dos pequenos durante uma semana e ainda mediram o quanto elas se movimentavam através de um aparelho acoplado à roupa de cada um. Quando os dados foram analisados, os médicos encontraram significativa associação entre o ambiente em que a criança vive e a importância que ela dá aos exercícios físicos e escolhas de alimentação saudáveis em detrimento dos chamados fast foods e produtos industrializados. 
 
No Brasil, país onde cerca de 16% dos meninos e 12% das meninas de cinco a nove anos são obesos, estudos como esse podem ajudar os pais.  Se o seu filho tem hábitos alimentares ruins e está inclinado ao sedentarismo, converse com o pediatra e dê bastante atenção aos hábitos rotineiros da família. Tornar frutas e vegetais mais atraentes nas refeições, dificultar o acesso a alimentos que fazem mal à saúde, promover atividades físicas e brincadeiras ao ar livre são maneiras de mostrar ao filho que a saúde é prioridade dentro de casa.
 

Fonte:   -Maria da Paz Sabino

Veja também

Guia da Saúde

Encontre um profisional de saúde pela especialidade, nome ou cidade.