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Nutrição

Hábitos saudáveis são essenciais para a saúde

Cuidados | 20/05/2013 20h 18min

Hábitos saudáveis são essenciais para a manutenção da saúde. Não tem jeito: se você quer ter saúde tem que ter disciplina, alimentar-se corretamente e fazer exercícios. Se você tem pouco tempo para as refeições, preocupe-se em aumentar esse tempo. Coma devagar. Sem estresse, sem pressa. Caso não haja possibilidade de aumentar o tempo de sua refeição, adie um pouco ou adiante um pouco. 

Se comer na pressa, além de nem sentir o sabor do alimento, lhe fará mal, uma vez que comer apressado implica em mastigar menos e engolir mais, aumentando a ingestão de líquidos, o que, consequentemente, atrapalhará a digestão e que por sua vez causará a fermentação de alimentos no estômago e intestino, causando constipação e até dor de cabeça. 
 
Se você precisa controlar o seu peso, diminua o consumo de doces, açúcar e frituras. Deixe-os para ocasiões especiais.  Aumente a ingestão de verduras e legumes e evite ficar muito tempo sem comer. O consumo de água ajuda a diminuir a sensação de fome e ainda ajuda o organismo. Seguindo os conselhos abaixo, você terá uma melhor qualidade de vida. 
 
Se você tem pressão alta, mantenha o peso adequado para sua idade e altura. Tenha cuidado com o sal de cozinha e alimentos ricos em sódio (temperos, sopas e molhos prontos, embutidos, enlatados). Siga as orientações do seu médico e faça alguma atividade física para ajudar na perda do peso.
 
Se você tem diabetes, procure ter horários regulares para as refeições. Utilize adoçante dietético no lugar do açúcar, prefira preparações dietéticas (sem adição de açúcar) e alimentos ricos em fibra como verduras, legumes, frutas, pães, massas e cereais integrais.
 
Se você tem colesterol alto, escolha produtos com maior teor de fibras e evite o consumo de carnes gordas, creme de leite, leite integral e queijos amarelos, leite de coco, requeijão, azeite de dendê, massas folhadas e produtos com gordura vegetal hidrogenada. Miúdos (fígado, moela, coração), gema do ovo e frutos do mar (mariscos, camarão, ostras, siri) são ricos em colesterol. Portanto, cuidado com o excesso!
 
As uvas são ótimas fontes de energia, pois possuem em sua composição grande quantidade de carboidratos e vitaminas do complexo C e B. Melhora o funcionamento dos rins, é eficaz contra enfermidades do intestino, abdome, fígado e também estimula as funções cardíacas. Mesmo quando consumidas em formas de passas, são também uma ótima fonte de ferro que auxilia no transporte de oxigênio no sangue, além de ser eficaz contra tosses crônicas e disenterias.
 

Fonte:   -Maria da Paz Sabino

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