Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem Vindo à Agência da Saúde - 28 de Março de 2024 - 19:09

Nutrição

O que fazer quando a criança não quer comer?

Dicas | 01/03/2022 17h 24min

Quando o assunto é alimentação, não há um pai ou mãe que não fique com o coração apertado ao ver seu filho se recusar fazer as refeições ou até mesmo dizer que odeia este ou aquele alimento. E, mais difícil ainda é quando o bebê, que acaba de ser introduzido à alimentação, se nega a comer.

O que fazer nestes casos? Forçar a criança a experimentar determinado alimento? Fazê-la comer tudo quando esta não é a sua vontade? Ameaçar tirar dela algum brinquedo ou outra coisa que goste muito, caso não aceite provar, pode ser uma alternativa?

Segundo os especialistas, nenhuma dessas opções é ideal. Afinal, forçar a criança a comer pode causar problemas com consequências negativas para a vida toda. Neste caso, o ideal é oferecer o alimento várias vezes à criança e em formas diferentes, para que ela evite a rejeição, conheça e aceite o sabor dos alimentos.

 

TER OS PAIS COMO EXEMPLO

 

Engana-se quem pensa que o paladar da criança se desenvolve apenas ao nascer. Estudos comprovam que o bebê começa a desenvolvê-lo ainda no útero da mãe, por volta da 14ª semana de gravidez.

 

Por isso, é tão importante que a futura mamãe se alimente de maneira saudável e variada, sem descuidar depois do nascimento do bebê. Até porque são os hábitos alimentares da família que vão determinar o paladar da criança.

E o exemplo dos pais à mesa é essencial. Afinal, a criança pode se recusar a comer um ou outro alimento, o que é normal, segundo os especialistas, mas, se este for um hábito dos pais, com o tempo, eles tendem a se render a ele de forma prazerosa.

 

 

 ORIENTAÇÕES PRÁTICAS PARA A CRIANÇA QUE NÃO QUER COMER

- Mantenha o hábito de fazer as refeições sempre no mesmo horário da família e em um ambiente tranquilo.

 

- Varie os alimentos e procure oferecer preparações que agradem ao paladar infantil, como arroz colorido, tortas, bolinhos de legumes e almôndegas assadas, variações saudáveis e saborosas com ingredientes que as crianças gostam, como macarrão, batata, mandioquinha, cenoura, brócolis, etc.

 

- Não obrigue a criança a comer e não insista para que raspe o prato - Evite o famoso “jogo de recompensa”: só comerá a sobremesa, ganhará brinquedo, assistirá desenho, se comer tudo.

 

- Se o pequeno recusar a refeição, não ofereça lanche ou algum alimento preferido por ele. Segundo especialistas, o ideal é deixá-lo sentir fome e novamente preparar um novo prato com a comida recusada ou aguardar a próxima refeição.

 

- Não ofereça lanche, frutas, sucos, nem mesmo o leite materno em horário próximo das refeições.

 

- Seja perseverante. É normal em algum momento do desenvolvimento infantil a criança se recusar a comer. O importante é identificar a causa e desenvolver novas formas de apresentação, para tornar o alimento mais apetitoso aos olhos, ao aroma e ao paladar infantil.

 

 

Fonte:   Fonte: Portal da Saúde, do Ministério da Saúde, So

Veja também

Guia da Saúde

Encontre um profisional de saúde pela especialidade, nome ou cidade.