Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem Vindo à Agência da Saúde - 20 de Abril de 2024 - 07:44

Nutrição

Salada na alimentação melhora qualidade de vida

Alimentação | 13/05/2017 09h 17min

A alimentação é elemento determinante para uma boa saúde. Alguns alimentos são indispensáveis para garantir melhor qualidade de vida. O consumo de salada é de grande importância para a saúde. As folhas e legumes são ricos em vitaminas e minerais importantes para o funcionamento do organismo, previnem doenças e complicações. Por isso, é aconselhável a ingestão de vegetais crus, já que o cozimento elimina uma parte dos nutrientes.

Os vegetais, principalmente folhas, podem auxiliar até mesmo no controle de peso, pois saciam quando ingeridos em boa quantidade e são pobres em calorias. Há alguns tipos que ajudam na digestão, que ativam o metabolismo e que têm efeito diurético, eliminando líquidos impuros que só pesam no corpo.

Para o emagrecimento, deve haver o preparo de alimentos leves para substituir os mais calóricos, como carboidratos. E assim, contribuindo para o regulamento do intestino, já que as saladas possuem fibras. É interessante acrescentar-se a elas as sementes, pois também evitam a prisão de ventre e contêm propriedades vantajosas à saúde.

A pele pode ser bastante favorecida quando a alimentação é equilibrada. A genética é o fator mais influente, mas o cuidado na hora de comer faz diferença. A vitamina C é um componente presente em frutas cítricas em geral, e ajuda na cicatrização e na produção de colágeno. Os legumes possuem zinco, que tem a função de manter a vitalidade da pele. É importante estar atento quanto à conservação dos vegetais para evitar desperdícios. Nunca devem ser guardados em molhos ou vinagre, pois estes tornam as folhas murchas e escuras.

 

Fonte: Redação/Maria da Paz Sabino

Fonte:  

Veja também

Guia da Saúde

Encontre um profisional de saúde pela especialidade, nome ou cidade.