Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem Vindo à Agência da Saúde - 16 de Abril de 2024 - 09:10

Nutrição

Suas escolhas alimentares podem afetar sua saúde bucal

Saúde Bucal | 06/02/2016 10h 51min

Refrigerantes, sucos de frutas adoçados e lanches sem valor nutricional podem contribuir para a deterioração e fazer um grande estrago em seus dentes com o passar do tempo. Quando sua dieta é fraca em certos nutrientes, os tecidos na sua boca podem se tornar menos resistentes à infecção. Isso pode contribuir para a doença periodontal, maior causa de perda de dentes nos adultos. No entanto, ao ter uma dieta balanceada repleta de frutas e vegetais, você pode ajudar a fortalecer sua saúde bucal.

Para manter uma dieta balanceada, coma uma variedade de alimentos dos cinco grupos de alimentos principais.  Se você faz lanches, escolha alimentos nutricionais como queijo, vegetais crus, iogurte natural ou um pedaço de fruta. Beba bastante água e enxague a boca com água após a ingestão de alimentos e bebidas ácidas.

Escolha alimentos e bebidas que não tenham muita adição de açúcar, que podem ser encontrado em refrigerantes, doces, bolachas e massas. Os hábitos alimentares e uma fraca higiene bucal podem causar a cárie. Ajude a manter a cárie longe com uma boa higiene bucal, três vezes ao dia. Escove os dentes pelo menos três vezes ao dia. Use o fio dental diariamente, a fim de remover a placa bacteriana entre os dentes e sob a gengiva. Use enxaguante bucal com flúor, caso seu dentista recomende.

Fonte:   -

Veja também

Guia da Saúde

Encontre um profisional de saúde pela especialidade, nome ou cidade.