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Nutrição

TPM e Nutrição

Nutrição | 08/04/2019 10h 05min

Sabemos que a TPM tem influenciado drasticamente na nossa alimentação, fazendo com que a busca por alimentos como chocolates, carboidratos em geral, ditos como minimizadores desses efeitos aumentam. Mas será que não deveria ser justamente ao contrário? Uma alimentação adequada diminuir esses efeitos?

Para muitas mulheres (e alguns homens também), a TPM se torna um pesadelo, já que, os sintomas como: cólicas abdominais, enxaquecas, inchaço, irritabilidade, tristeza estão bem acentuados.

Existe uma alteração hormonal nesse ciclo muito grande, mas ingerir os alimentos adequados nas quantidades adequadas pode minimizar esses efeitos e fazer com que a mulher leve uma vida tranquila nesse período.

Uma dieta equilibrada em carboidratos complexos (cereais, arroz integral, pães integrais, batatas) aumentam os níveis de triptofano, o aminoácido precursor da serotonina, hormônio responsável também pelo controle do humor.

Indo além da individualidade de cada um, alguns nutrientes são fundamentais para o corpo humano feminino, como por exemplo: o magnésio, vitaminas do complexo B, cálcio.

 

Veja então alguns alimentos indicados para diminuir os sintomas da TPM:

  • Carboidratos complexos e leguminosas: feijão, lentilha, grão de bico, ervilha, arroz integral, pães integrais. Esses alimentos consumidos na quantidade certa ajudam a manter a saciedade e equilibram os níveis de açúcar no sangue, mantendo estável os níveis de humor e ansiedade. A dupla arroz com feijão é ótimo no fornecimento de triptofano.
  • Amêndoas, nozes, amendoim, pistache outros frutos oleaginosos: ricos em gorduras monoinsaturadas, ômega 3 (anti-inflamatórios), além de selênio e vitamina B6 e E. Consumo não deve ser extrapolado, pois também são ricos em calorias, mas, adequadamente aliviam também os sintomas.
  • Frutas secas: damasco, uva, ameixa, melão, tâmara possuem alto teor de potássio e açúcar e vitaminas. Ótima alternativa quando se tem vontade de comer doces.
  • Alimentos diuréticos; melancia, abacaxi, salsinha, salsão, melão, ajudam a diminuir a retenção de líquidos.
  • Sempre consumir muita água.

 

Devemos fugir de alimentos que fazem efeito rebote, ou seja, no momento do consumo alivia o sintoma da TPM, porém após aumenta sua compulsão como por exemplo:

  • Doces em geral (açúcares, chocolate)
  • Café, chá preto, chimarrão, bebidas alcoólicas, pois causam enxaquecas, aumentam a irritabilidade, oscilam o humor.
  • Alimentos ricos em sal: embutidos, conservas, o sódio aumenta a retenção de líquido.

 

Emmyline Perin de Paula

Nutricionista CRN 1 – 6404

Fonte:   Agência da Saúde

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