Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem Vindo à Agência da Saúde - 29 de Março de 2024 - 09:51

Nutrição

Vegetarianismo traz benefícios para a saúde

Nutrição | 14/08/2018 15h 58min

O número de vegetarianos só sobe no Brasil. Segundo uma pesquisa do Ibope, hoje 14% dos brasileiros são vegetarianos. Em São Paulo esse número chega a 16%. E por que as pessoas se tornam vegetarianas? Os três principais motivos para a pessoa deixar de comer carne são: diminuir impactos ambientais, ter uma alimentação mais saudável e por dó do animal.

Tanto a pessoa que come carne quanto o vegetariano podem ter uma alimentação saudável ou não. Entretanto, o vegetarianismo está ligado a uma alimentação mais saudável porque inclui mais cereais integrais na dieta – quanto mais alimentos integrais, mais fibras e melhora no trânsito intestinal.

Os especialistas explicam que deixar de comer carne de um dia para o outro não traz nenhum risco para a saúde, mas a dieta muda completamente. De acordo com o nutrólogo Carlos Nogueira de Almeida, não é simples excluir a carne. Em cidades mais plurais como São Paulo, a transição é mais suave. Já em cidades com menos variedade, a chance de compensar as calorias nos carboidratos pode aumentar.

É importante ter um acompanhamento nutricional, pelo menos no início, para aprender as melhores combinações. Com um bom acompanhamento, a tendência é diminuir peso e até melhorar a composição corporal.

A nutricionista Iara Waitzberg Lewinski lembra que uma dieta sem carne e bem orientada também pode prevenir doenças crônicas como: diabetes, colesterol alto e hipertensão, e há associação com menor incidência de câncer.

Fonte:   Bem Estar

Veja também

Guia da Saúde

Encontre um profisional de saúde pela especialidade, nome ou cidade.