Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem Vindo à Agência da Saúde - 20 de Abril de 2024 - 06:07

Nutrição

Vitamina C e sua importância para o organismo

Vitamina C | 09/03/2014 21h 32min

A vitamina C é uma vitamina muito importante para o organismo, sendo fundamental para o crescimento e desenvolvimento normal. É sem dúvida uma das vitaminas mais “famosas”, seja pelo seu amplo emprego no dia-dia, seja pela grande quantidade de pesquisas a seu respeito.
 
A vitamina C, também denominada ácido ascórbico, é uma molécula utilizada na hidroxilação de diversas reações químicas celulares. Ela é hidrosolúvel, ou seja, o organismo utiliza a quantidade que necessita e elimina o excedente; possui coloração branca e é inodora. Quando submetida à altas temperaturas, por um longo período, é destruída.
 
Esta vitamina é encontrada em alimentos como frutas cítricas, morango, tomate, pimentão-doce, brócolis, couve-flor, batatas, batata-doce, goiaba, manga, alface, alho, rúcula, kiwi, entre outros.
 
Suas funções no organismo são variadas, sendo que: auxilia na resposta imunitária do organismo; ajuda no crescimento saudável das células de ossos, dentes, gengiva, ligamentos e vasos sanguíneos; auxilia na utilização eficiente do ferro; é importante para o funcionamento dos leucócitos sanguíneos.
 
O resultado da falta prolongada de Vitamina C no organismo é  a avitaminose denominada escorbuto, no qual os sintomas apresentados pelos indivíduos acometidos são: hemorragias gengivais, tumefação purulenta das gengivas, dores nas articulações, feridas que não cicatrizam e desestabilização dentária.
 
Até  onde se sabe, a alta ingestão dessa vitamina não leva à efeitos colaterais, no entanto, altas doses por um longo período de tempo pode ter efeito laxativo. A dose recomendada de vitamina C, por dia, varia com a idade, sexo, grupo de risco e com os critérios que são aplicados em cada país individualmente.
 
Fontes:
http://www.santalucia.com.br/clinica-geral/vitaminac/default.htm
http://www.todabiologia.com/saude/vitamina_c.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ácido_ascórbico
http://pt.wikipedia.org/wiki/Escorbuto
 

Fonte:   -Maria da Paz Sabino

Veja também

Guia da Saúde

Encontre um profisional de saúde pela especialidade, nome ou cidade.