Bem Vindo à Agência da Saúde - 23 de Novembro de 2020 - 11:57

Nutrição

Você sabe qual a quantidade certa de cálcio para o seu organismo?

Prevenção | 22/07/2020 11h 40min

Junto do ferro, do fósforo, do magnésio e de outros microelementos, o cálcio é um mineral fundamental à saúde, sendo o mais abundante no corpo humano. 99% dele está no nosso esqueleto e nos nossos dentes. E o 1% restante também tem funções vitais no nosso organismo.

Principal responsável por conferir dureza e resistência à nossa estrutura óssea, o cálcio também é importante na troca de mensagens químicas entre as nossas células, assegurando funções vitais do nosso organismo como a coagulação do sangue quando nos ferimos, o funcionamento normal do cérebro, músculos, coração, entre outros.

 

Como é um mineral abundante no organismo, sua deficiência costuma ser notada apenas quando ossos e dentes estão enfraquecidos. Isso acontece porque, quando não há ingestão diária suficiente, o organismo extrai da estrutura óssea o cálcio necessário para preservar as outras funções vitais.

 

Se sua falta provoca problemas, o excesso também é maléfico, especialmente se partir de uma suplementação de cálcio sem prescrição médica. Para a maioria das pessoas, o ideal é suprir a necessidade diária de cálcio por meio da alimentação, pois, além do cálcio, os vegetais também são ricos em micronutrientes essenciais para a manutenção da nossa saúde.

Pesquisadores da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, apontaram que, enquanto dietas ricas em cálcio são benéficas para o coração, a administração de cálcio na forma de medicamentos pode elevar o risco de acúmulo de placas de cálcio nas artérias (aterosclerose) e de complicações cardíacas. Por isso, o consumo desse tipo medicamento — comum no tratamento de doenças reumatológicas, por exemplo — só deve ser feito mediante prescrição e acompanhamento médico.

 

ALIMENTOS RICOS EM CÁLCIO

Em que alimentos podemos encontrar mais cálcio? A mais conhecida fonte do mineral é o leite bovino e seus derivados — queijos, iogurtes etc. Como medida de referência, um litro de leite tem 1.200 mg de cálcio (240 mg por copo de 200 ml).

Mas o leite não é sua única fonte: o cálcio também pode ser encontrado em abundância em folhas verdes, sementes e leguminosas, o que é uma ótima notícia para veganos e pessoas intolerantes ou alérgicas ao leite.

Outros alimentos ricos em cálcio (considerando porções de 100 g) são as sementes de gergelim (825 mg), as sardinhas em conserva (550 mg) e as amêndoas torradas (237 mg).

 

Fonte: Unimed, SBAN, Universidade de Medicina Johns Hopkins, Jornal O Globo, Hospital Albert Einstein, Embrapa.

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