Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem Vindo à Agência da Saúde - 28 de Março de 2024 - 17:46

Saúde

A dor lombar afeta cerca de 80% da população adulta ao redor do mundo

| 00/00/0000 00h 00min

Quem nunca sentiu aquela “dorzinha chata” na lombar que fica incomodando o dia todo de forma insistente? Pois é! A dor lombar afeta cerca de 80% da população adulta ao redor do mundo. Ela é a segunda maior causa de consultas médicas, ficando atrás apenas das gripes. Os prejuízos são muitos, prejudicando as atividades rotineiras, provocando cansado, desânimo e até depressão. Mas existem muitas causas para as dores lombares e muitas maneiras simples de eliminá-las. 
 
Algumas medidas simples podem ajudar a acabar com as dores lombares. Mas é preciso, antes de tudo, ir ao médico para saber as verdadeiras causas das dores e fazer o tratamento correto. Alongamentos, exercícios para a lombar e para o abdômen, sempre orientados por um profissional, ajudarão a eliminar as dores. Faça aquecimento não apenas antes dos exercícios, mas sempre! Jardinagem, atividades domésticas, carregar objetos pesados e trabalhar comumente causam dores lombares. 
 
Faça um alongamento lombar. Alongue sua lombar antes de ir para a cama, quando acordar pela manhã e ao final do dia de trabalho. Existem alongamentos simples que diminuem a tensão e preparam sua lombar para o dia seguinte, como abraçar as pernas enquanto está deitado. Faça exercícios específicos para aumentar a força de sustentação lombar. Isso inclui exercícios para o centro de força, ou seja, abdômen, períneo e diafragma. 
 
É mais fácil eliminar a dor lombar quando ela é tratada no estágio inicial. A maioria das pessoas espera até que não consiga mais se mover, ou que a dor comece a irradiar para as pernas. O primeiro passo para aliviar a dor não é tratar músculos ou articulações. Mas sim identificar a causa que gerou a dor lombar, como, por exemplo, a má postura ou movimentos executados diariamente de forma incorreta. 
 
Para obter resultados de longa duração é necessário eliminar as causas e os sintomas da dor. Não espere a dor aumentar. Métodos como a acupuntura e a osteopatia e exercícios, como o pilates, acompanhado de um instrutor, ajudam a eliminá-los. Existem inúmeras maneiras de eliminar a dor lombar sozinho. Porém, nada substitui uma consulta com um profissional especializado em dor lombar. 
 

Fonte:   -

Veja também

Guia da Saúde

Encontre um profisional de saúde pela especialidade, nome ou cidade.