Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem Vindo à Agência da Saúde - 29 de Março de 2024 - 11:04

Saúde

Acidentes Oculares: o perigo está mais perto do que imaginamos

| 00/00/0000 00h 00min

Quando nós pensamos em lesões nos olhos, é comum relacionarmos as mesmas a trabalhos perigosos, mas segundo pesquisa da Academia Americana de Oftalmologia, o maior perigo para a saúde ocular está mais perto do que imaginamos.
 
Atividades simples do nosso dia a dia como, por exemplo, pregar um quadro na parede, arrumar uma torneira, ou nos dedicarmos a alguma atividade no jardim, são responsáveis a quase 50% das lesões oculares, e esse número vem crescendo anualmente.
 
O risco para os olhos está na realização de atividades de risco sem a utilização de óculos de proteção adequados. E o principal motivo para não usá-los está em sua ausência quando precisamos, o que preveniria 90% dos acidentes que ocorrem no dia a dia.
 
São fatores comuns de acidentes em casa:
Utilização de produtos químicos para limpar fogão e tirar manchas das roupas.
Cozinhar substâncias que podem espirrar óleo ou gordura quente.
Abrir garrafas de champanhe.
Perfurar, atarrachar ou pregar objetos em superfícies duras.
Tapetes soltos ou colocados em superfícies lisas que escorregam facilmente, 
principalmente quando próximo de móveis pontiagudos.
 
SINTOMAS E CUIDADOS
Os cuidados e os sintomas são diferentes para cada tipo de trauma necessitando de uma avaliação oftalmológica. Os associados à substâncias químicas podem ser graves dependendo se a substância é acida ou alcalina. A principal conduta é lavar os olhos abundantemente por aproximadamente 15 minutos. As substâncias como derivados da soda cáustica, utilizados em limpadores de fornos, provocam poucas queixas no início, mas podem lesionar os olhos severamente.
 
Os traumas contusos, provocados por bolinha de tênis, tampas de garrafas, podem causar inchaço nas pálpebras, embaçamento visual  que melhora em poucas horas, e dependendo da gravidade, podem provocar descolamento da retina, fraturas da órbita, inflamações oculares que levam à complicações mais sérias.
 
Outra forma comum de lesão é por objetos penetrantes, como pregos, anzóis, agulhas, fagulhas, que podem perfurar o olho. Essas lesões são extremamente dolorosas necessitando de cuidados urgentes, e se possível, feche o olho lesionado com um tampão até receber atendimento apropriado.
 
Final do ano com festas e comemorações, devemos tomar cuidados especialmente com os fogos de artifício, pois estilhaços e a queimadura da própria pólvora pode atingir os tecidos e os olhos causando lesões severas.
 
Também não podemos esquecer que o mês de dezembro e janeiro as crianças estão de férias, portanto os cuidados são redobrados e  a melhor forma de protegê-las é instruí-las, ou a seus cuidadores  (babas, avós, monitores) quanto aos riscos, e permitir que brinquem com objetos apropriados para sua idade, evitando assim acidentes que podem marcá-las para a vida toda. Frase que ouvia da minha querida avó: “é mais fácil prevenir do que remediar”.
 
Dr. Eduardo Miyamoto Leonel 
Médico Oftalmologista
CRM/MT 6586

 

Fonte:   -

Veja também

Guia da Saúde

Encontre um profisional de saúde pela especialidade, nome ou cidade.