Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem Vindo à Agência da Saúde - 19 de Abril de 2024 - 10:11

Saúde

Afinal, o que é o coronavírus?

Prevenção | 20/02/2020 17h 10min

Foi através de um "surto de pneumonia" com causas desconhecidas que o novo vírus foi identificado. Centenas de casos já foram detectados na China e novas informações de casos suspeitos de  coronavírus começam a surgir no Brasil e no mundo todo. Reunimos as informações divulgadas pelos órgãos públicos para ajudar você a entender o que está acontecendo e se prevenir.

Segundo informe da Sociedade Brasileira de Infectologia, o coronavírus já existe desde meados de 1960. Ele, na verdade, faz parte de uma grande família de vírus que podem causar desde resfriados – que podem passar despercebidos pelo corpo – até mesmo síndromes respiratórias mais graves que precisam de um acompanhamento médico mais intenso.

O que está alarmando atualmente toda a comunidade mundial é uma nova variação desse vírus, denominado cientificamente e chamado de 2019-nCoV. Essa diferenciação torna essa patologia perigosa para humanos, causando surtos como o que estamos presenciando atualmente.

Os casos suspeitos estão sendo aqueles que apresentam febres acompanhadas de problemas respiratórios. É importante salientar que uma pessoa contaminada pelo coronavírus pode apresentar sintomas variados, desde infecções em vias aéreas superiores bem parecidas com um resfriado comum ou até casos de pneumonia ou insuficiências respiratórias agudas. Por se tratar de uma doença nova, quaisquer indícios de dificuldades respiratórias merecem atenção especial.

Fonte:   Redação com Ministério da Saúde

Veja também

Guia da Saúde

Encontre um profisional de saúde pela especialidade, nome ou cidade.