Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem Vindo à Agência da Saúde - 19 de Abril de 2024 - 12:09

Saúde

Alzheimer: doença progressiva que atinge sobretudo os idosos

| 00/00/0000 00h 00min

A doença de Alzheimer é uma doença progressiva, que afeta inicialmente a memória, o raciocínio e a comunicação, e acomete, principalmente, pessoas idosas. As causas ainda não são totalmente conhecidas pela medicina.  Não há um exame clínico que faça o diagnóstico preciso da doença. Os médicos costumam utilizar o exame físico e neurológico do paciente para fazer a exclusão de possíveis causas. O depoimento dos familiares também é importante para ajudar no diagnóstico da doença. 

 
Principais sinais e sintomas 
Os sintomas da doença de Alzheimer geralmente aparecem lentamente. Freqüentemente, o primeiro deles, é a queda das funções intelectuais, que reduz a capacidade de memória, raciocínio, linguagem e aprendizado do idoso. Depois, ocorre a perda da capacidade de realizar tarefas rotineiras, antes executadas sem problema. 
 
Num estágio mais avançado podem surgir os distúrbios de comportamento com alterações da libido, agitação e agressividade sem motivo aparente, delírios, alucinações e sentimentos paranóicos. É comum, com a evolução da doença ocorrer desorientação espacial, no começo para lugares não freqüentados, progredindo até a desorientação dentro da própria casa. 
 
Complicações 
Alguns pacientes com a Doença de Alzheimer apresentam mudanças de personalidade. As mais comuns são depressão, regressão, apatia, irritabilidade, desconfiança e impaciência. Os pacientes também podem ter alucinações e ilusões. 
 
Tratamento 
A doença de Alzheimer não tem cura, mas os sintomas podem ser controlados. O tratamento envolve uma equipe multidisciplinar formada por neurologistas, geriatras, enfermeiras, fonoaudiólogos e psiquiatras. Também inclui orientação para os familiares, acompanhamento de profissionais especializados e medicamentos.
 
Você pode conhecer mais sobre essa doença e como se relacionar com os pacientes no site da Associação Brasileira de Alzheimer. 
 

Fonte:   -

Veja também

Guia da Saúde

Encontre um profisional de saúde pela especialidade, nome ou cidade.