Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem Vindo à Agência da Saúde - 28 de Março de 2024 - 19:03

Saúde

Andropausa: mudanças hormonais que atingem o homem

| 00/00/0000 00h 00min

A Andropausa, tema ainda recente nas discussões entre os homens, merece atenção e gera dúvidas. O primeiro equívoco é achar que se trata da versão masculina da menopausa, o que não é uma afirmação verdadeira. O termo médico mais adequado para designá-la é Distúrbio Androgênico do Envelhecimento Masculino (Daem), que é a diminuição gradativa da produção da testosterona, o hormônio masculino. O homem não perde a fertilidade. 
 
A partir dos 40 anos, a taxa de testosterona e a produção de espermatozóides começam a reduzir cerca de 1% ao ano e, por volta dos 60, alguns sintomas somáticos já são sentidos, como a diminuição de massa muscular, da rigidez óssea e das ereções; o aumento de gordura; a menor disposição física; o desânimo; e a perda de libido. Por essas serem características bastante comuns do envelhecimento, é necessário fazer uma série de exames sob a orientação de um urologista e um endocrinologista para descobrir se é realmente um problema hormonal. 
 
Outra questão que não pode ser deixada de lado são os indícios psicológicos, pois as mudanças sexuais, embora sejam apenas uma parte do processo do Daem, podem fazer com que o homem tenha baixa auto-estima ao sentir a sua potência sexual diminuir. 
 
Calcula-se que cerca de 20% do público masculino necessite fazer tratamento com reposição hormonal para amenizar os sintomas. Contudo, esse ainda é um procedimento em discussão entre a categoria médica por haver efeitos colaterais como o crescimento prostático benigno, que pode evoluir e criar dificuldades para a micção; câncer da próstata, que se não for previamente diagnosticado pode se disseminar; problemas hepáticos etc. 
 
 

Fonte:   -

Veja também

Guia da Saúde

Encontre um profisional de saúde pela especialidade, nome ou cidade.