Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem Vindo à Agência da Saúde - 20 de Abril de 2024 - 11:32

Saúde

As faringites podem ter conseqüências duradoras

| 00/00/0000 00h 00min

A faringite é um processo inflamatório da faringe, situada na parte superior interna da garganta, entre a laringe e as amídalas. A doença é um sintoma comum das gripes e resfriados, mas pode também indicar problemas mais graves, como a mononucleose.

Os sintomas da doença incluem dores na garganta, que frequentemente se recobre de pus, além de febres, dores de cabeça e dificuldades de engolir. Devido a isso, é comum a perda de peso, bem como o enfraquecimento do sistema imunológico do indivíduo, o que pode deixá-lo suscetível a outras doenças

A forma mais comum da doença, conhecida como faringite aguda, tem acometimento súbito, e é causada por vírus ou bactérias. Já a faringite crônica tem maior duração, e com freqüência se desenvolve a partir de infecções preexistentes, como as sinusites.

A enfermidade se transmite através do contato com os fluidos das regiões afetadas. Desta forma, recomenda-se aos pacientes que cubram a boca ao tossir, de modo a não contaminar outras pessoas. Os indivíduos saudáveis, por sua vez, devem evitar contato com o escarro de pessoas contaminadas, ou dividir copos e talheres.

Se inadequadamente tratadas, a doença pode se desenvolver em infecções mais graves, como as meningites. Já as faringites causadas por estreptococos são especialmente perigosas, pois podem acarretar febres reumáticas, doença que causam extrema dor nas articulações.

A qualquer sinal de faringite, o médico deverá ser consultado. O tratamento é feito por meio de anti-inflamatórios, analgésicos e antipiréticos. Nos casos de infecção bacteriana, antibióticos podem ser utilizados.

Fonte:   -

Veja também

Guia da Saúde

Encontre um profisional de saúde pela especialidade, nome ou cidade.