Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem Vindo à Agência da Saúde - 19 de Abril de 2024 - 05:02

Saúde

Asma: pessoas de qualquer idade pode ter esta doença

| 00/00/0000 00h 00min

Quem tem asma sabe o quanto é desagradável ter esta doença, afinal, a sobrevivência humana depende necessariamente do ar que se respira. A asma costuma ser chamada de bronquite ou bronquite asmática e é uma doença pulmonar crônica em que ocorre inflamação das vias aéreas, que conduzem o ar para os pulmões. Isso provoca o estreitamento (broncospasmo) e edema dos brônquios (pequenos canais que conduzem ar aos pulmões), o que dificulta a livre passagem do ar. Pessoas de qualquer idade podem sofrer de asma, mas, a maioria dos casos é diagnosticada na infância e é comum a manifestação em membros de uma mesma família. Entenda melhor sobre esta doença.
 
 
Causa 
A asma é uma doença de causa multifatorial. Estão relacionados à ocorrência de asma fatores genéticos, ambientais, fumaça de cigarro, poeira doméstica e ácaros, ou desencadeantes, como infecções das vias respiratórias por vírus, medicamentos, entre outros. Pais fumantes levam a um aumento considerável da susceptibilidade nas crianças às crises asmáticas.
 
Principais sinais e sintomas 
As crises de falta de ar são os sintomas mais comuns. Mas, problemas crônicos também indicam a doença, como tosse seca, cansaço, chiado e sensação de opressão no peito. 
 
Evolução 
De acordo com a freqüência e a intensidade dos sintomas, pode-se classificar a asma como intermitente, persistente leve, persistente moderada ou persistente grave. Estima-se que de 5 a 10% dos pacientes apresentem o quadro grave, que é responsável pela maior parte da mortalidade associada à asma. 
 
Tratamento 
A asma não tem cura, mas pode ser controlada através de tratamento. Ele pode ser preventivo ou para alívio imediato das crises, como os remédios em spray, também conhecidos como “ bombinhas”. Existem alternativas terapêuticas para o tratamento em longo prazo, como os corticóide inalatórios, fisioterapia respiratória e. em alguns casos, vacinas.
 
Prevenção 
Para amenizar os sintomas e evitar as crises, são necessárias algumas medidas preventivas: 
- ficar longe da fumaça de cigarro e da poluição;
- evitar ambientes com muita poeira e ácaros;
- não conviver com animais domésticos, como gatos e cachorros;
- proteger-se das mudanças bruscas de temperatura;
- prevenir-se contra gripes e resfriados;
- praticar exercícios respiratórios, como natação e ioga.
 
 
Fonte: Redação com Ministério da Saúde, livro “A saúde de nossos filhos”, do Hospital Israelita Albert Einstein.

Fonte:   -

Veja também

Guia da Saúde

Encontre um profisional de saúde pela especialidade, nome ou cidade.