Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem Vindo à Agência da Saúde - 28 de Março de 2024 - 12:02

Saúde

Brasileiras viram adeptas da bichectomia

Bichectomia | 04/04/2017 07h 42min

Foto Ilustrativa

A Bola de Bichat é um tecido gorduroso que se encontra entre 2 e 4 centímetros da boca em direção a orelha. Ela é composta do mesmo tipo de gordura de outras partes do corpo. Quando a Bola de Bichat tem um volume maior, homens e mulheres podem se sentir incomodados com sua estética facial, sentindo o rosto arredondado, e até machucar a região intraoral com os dentes ao mastigar.

A Bichectomia é uma cirurgia plástica que visa retirar a Bola de Bichat. Ela pode ser realizada sozinha ou em conjunto com outros procedimentos visando aumentar ou melhorar os resultados procurados por cirurgião e pacientes.

O procedimento pode ser feito em conjunto com o Lifting Facial (Ritidoplastia), com a cirurgia das pálpebras (Blefaroplastia) e com a de nariz (Rinoplastia), e também com o Preenchimento Facial para dar maior volume à região malar (área entre olhos e ponta do nariz).

De acordo com o cirurgião plástico Dr. Marcelo Olivan, a Bichectomia não é um procedimento cirúrgico complexo. Ainda assim, o cirurgião que realiza esta intervenção deve conhecer muito bem a anatomia da face porque a Bola de Bichat está em uma região muito delicada, onde existem nervos que estimulam a mímica facial; os ductos da parótida, que é uma glândula que produz a saliva, e muitos vasos sanguíneos. “Lesar qualquer uma dessas estruturas pode resultar em retração, deformidade e até mesmo paralisia no rosto, ressalta o especialista".

O médico ainda complementa que o importante na Bichectomia é verificar a estética facial, ou seja, como ficará o conjunto facial (nariz, boca e todos os demais elementos anatômicos) com a retirada da Bola de Bichat. “Em concluindo-se que a Bichectomia não prejudicará a estética da face, é possível prosseguir com o procedimento", afirma.

O procedimento leva de 30 a 40 minutos e pode ser realizado com anestesia local e sedação. A resposta inflamatória, consequência normal da cirurgia, provoca edema (inchaço) na região. Assim, o ideal é que quem se submete à Bichectomia fique em repouso por pelo menos 48 horas para evitar o aumento desse inchaço, podendo voltar às atividades normais depois deste período, inclusive retornando ao trabalho. Em 15 ou 20 dias, com a regressão do edema, começam a aparecer os resultados finais da Bichectomia.

 

Sobre o Dr. Marcelo Olivan

O Dr. Marcelo Olivan tem doutorado em Cirurgia Plástica pela USP. É Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e da International Society of Aesthetic Plastic Surgery, Médico da Disciplina de Cirurgia Plástica da Faculdade de Medicina da USP, Médico do ICESP - Complexo Hospital das Clínicas, Médico do corpo clínico dos hospitais Israelita Albert Einstein, Sírio Libanês, Alemão Oswaldo Cruz, São Luiz, entre outros.

Fonte:  

Veja também

Guia da Saúde

Encontre um profisional de saúde pela especialidade, nome ou cidade.