Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem Vindo à Agência da Saúde - 29 de Março de 2024 - 04:43

Saúde

Cálculo renal: saiba como tratar esta doença

| 00/00/0000 00h 00min

Cálculos renais são formações endurecidas, popularmente conhecidas por "pedras". Quando se originam nos rins são chamadas de cálculos renais, se começam na bexiga: cálculos vesicais. Os cálculos podem ser formados pelo acúmulo de sais na urina, deixando-a muito saturada, ou devido ao fato dela não possuir os inibidores usuais da formação de cálculos. Entre estes fatores estão:

   - Volume insuficiente de urina, ou urina supersaturada de sais;

  - Grande quantidade de cálcio, fosfatos, oxalatos, cistina, ou falta de citrato;

  - Distúrbios metabólicos do ácido úrico ou da glândula paratireóide;

  - Infecções urinárias;

  - Alterações anatômicas;

  - Obstrução das vias urinárias.

 

Principais sinais e sintomas

Quando os cálculos são pequenos podem ser assintomáticos. Mas, a movimentação deles no trato urinário geralmente provoca dor e desconforto. Os cálculos que obstruem o ureter, a pelve renal ou qualquer um dos seus tubos de drenagem podem causar dor lombar ou uma dor tipo cólica intensa (cólica renal ou nefrética). Se os cálculos estiverem na bexiga, podem causar dor na região abdominal inferior. Também são sintomas da doença náusea, vômito, distensão abdominal, calafrios, febre, sangue na urina, além do desejo freqüente de urinar, principalmente durante a passagem de um cálculo pelo ureter.

 

Complicações

Os cálculos podem prejudicar o funcionamento do sistema urinário de várias maneiras. Entre os problemas estão a infecção do trato urinário, que pode ser causada pela obstrução do fluxo urinário e conseqüentemente de bactérias da urina no organismo, outra complicação é a urina refluir para o rim, devido um bloqueio prolongado de um cálculo. Essa pressão pode dilatá-lo (hidronefrose) e até causar uma lesão renal.

 

Tratamento

Há diferentes tratamentos dependendo do grau de produção de cálculo renal ou do tamanho das "pedras". Se os cálculos forem bem pequenos e não provocarem dor ou desconforto, não é necessária nenhuma intervenção, somente aguarda-se que sejam eliminados naturalmente. Mas, se houver uma produção contínua desses cálculos, recomenda-se que eles sejam encaminhados para exames com o intuito de averiguar sua composição e origem e permitir então tratamentos mais específicos, incluindo uma dieta alimentar apropriada.

Quando os cálculos estão obstruindo a passagem da urina ou provocando muitas cólicas renais, podem ser necessários procedimentos cirúrgicos para sua remoção, como a ureteroscopia por via endocóspica, que permite retirar os cálculos localizados no ureter, ou a cirurgia percutânea. A litotripsia extracorpórea também pode ser indicada. Essa técnica bombardeia as pedras por ondas de choque para fragmentar os cálculos e tornar mais fácil a eliminação pela urina.

Durante as crises de cólica renal, devem ser administrados analgésicos e antiinflamatórios potentes para aliviar a dor, que pode ser extremamente forte.

 

Prevenção

Descobrir a causa dos cálculos e fazer o tratamento adequado previne a formação de novas pedras. O consumo de muita água, de dois a três litros ao dia, também ajuda a evitar o cálculo renal.

Fonte: Manual Merck de Medicina e site Drauzio Varella.

Fonte:   -

Veja também

Guia da Saúde

Encontre um profisional de saúde pela especialidade, nome ou cidade.