Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem Vindo à Agência da Saúde - 29 de Março de 2024 - 07:24

Saúde

Check-up é indispensável para a saúde da Mulher

Check-up | 23/02/2017 08h 43min

M?nica Luciane Eickhoff Farmac?utica e Bioqu?mica Respons?vel T?cnica do Laborat?rio Qualit? An?lises Cl?nicas em Sinop

Os exames preventivos são muito importantes para o diagnóstico precoce de doenças graves, evitando complicações e garantindo maiores chances de sucesso no tratamento. Muitas mulheres, no entanto, se esquecem de realizar o check-up regularmente e acabam procurando o médico somente quando sentem algum incômodo.

Objetivo do check-up é a prevenção de patologias através da realização de exames médicos, para saber o estado de saúde do nosso corpo, com vista a uma melhoria da qualidade de vida. A realização de exame físico em consulta médica determinará o pedido de exames de acordo com a história clínica, além de fazer orientações de prevenção de doenças e promoção da saúde.

 

Quando fazer check-up

É importante que todas as mulheres procurem um ginecologista logo que apareça o 1º ciclo menstrual. Nessa idade, além da visita ao ginecologista que programará a frequência e periodicidade das consultas e quais os exames complementares a realizar, fará orientações sobre autoexame e outros assuntos importantes.

Em ambos os sexos, havendo o vício de fumar, sobrepeso ou obesidade, antecedentes familiares ou sedentarismo, deve-se iniciar uma rotina de exames a partir dos 30 anos, com acompanhamento médico. No caso de resultados dentro dos limites da normalidade, os exames devem ser repetidos a cada dois anos e, se alterados, semestralmente ou a critério do médico.

Nos casos em que não há antecedentes familiares ou fatores de risco, os exames devem ser iniciados no máximo aos 40 anos de idade e repetidos também a cada ano. Em pacientes portadores de doenças crônicas, como hipertensão arterial e diabetes, a rotina de exames deve ser mais complexa e definida individualmente.

 

Principais exames preventivos para mulheres

Papanicolau

A Citologia Oncótica Cervical rastreia alterações nas células do colo do útero, detectando câncer de colo uterino, neoplasias intraepiteliais e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) como tricomoníase e gonorreia.

Mamografia e ultrassom de mama

Para mulheres mais jovens, entre 16 e 39 anos, é indicado o ultrassom da mama e entre 40 e 50 anos devem realizar a mamografia para a detecção precoce do câncer de mama. O exame clínico, feito pelo médico no consultório, identifica apenas nódulos e tumores que já atingiram pelo menos um centímetro e, portanto, não deve substituir os testes complementares.

 

Exames de sangue e dosagens hormonais

As amostragens indicam se os componentes e nutrientes do sangue estão normais. Os exames TSH, T4 livre identificam alterações nos hormônios da tireoide. Outros, como testes de glicemia, perfil lipídico, TGO e TGP, Fosfatase alcalina e Gama GT, Função renal (ureia, creatinina) e hemograma completo, hemossedimentação Proteína Creactiva, refletem o estado geral de saúde.

Além desses hormônios, dependendo da idade e da clínica, pode-se realizar outras dosagens hormonais (FSH, LH, Prolactina...) para avaliar a função reprodutiva ou verificar o período da menopausa. Também é importante fazer as sorologias para hepatites A, B e C , além do exame de Urina tipo I e Parasitológico. Os exames devem ser realizados de acordo com o caso de cada paciente, o que vai ditar a realização dos mesmos será a história/observação clínica (exame físico), os hábitos de higiene e dieta, além de fatores genéticos e comportamentais.

 

Exames de rotina

Além dos exames ginecológicos é importante complementar com exames de rotina anuais, para diagnosticar doenças já existentes,  mas que ainda não se manifestaram. Sendo assim,  a visita ao nosso médico para a realização do check-up e correta avalição dos resultados dos exames juntamente com a clínica é importante aliado na prevenção e promoção da saúde com melhor qualidade de vida. 

 

Fonte: Mônica Luciane Eickhoff

Farmacêutica e Bioquímica

Responsável Técnica do Laboratório Qualité Análises Clínicas em Sinop

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Av. das Itaúbas, 1952 - Jardim Botânico, Sinop

Telefone: (66) 3531-6065

 

Fonte:  

Veja também

Guia da Saúde

Encontre um profisional de saúde pela especialidade, nome ou cidade.