Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem Vindo à Agência da Saúde - 19 de Abril de 2024 - 05:42

Saúde

Como se livrar da enxaqueca

| 00/00/0000 00h 00min

A enxaqueca é um mal que afeta inúmeras pessoas em todo o mundo. Enjoos, vômitos e aversão à claridade são alguns dos sintomas deste mal que, segundo a Organização Mundial de Saúde, afeta 15% dos brasileiros. A enxaqueca é um desequilíbrio bioquímico em certas localidades do cérebro envolvendo substâncias chamadas de neurotransmissores, que são responsáveis por nossas sensações (inclusive a de dor) e pelo nosso humor e comportamento.

A enxaqueca prejudica e muito a qualidade de vida de quem tem esta doença que tem tratamento e pode ser amenizada. Ao primeiro sintoma, o ideal é procurar um médico para evitar a persistência da cefaleia. São muitos os incômodos provocados pelas insistentes dores de cabeça, mas a escolha de uma dieta adequada pode amenizar os transtornos. A ingestão de certos alimentos leva a uma excessiva liberação de serotonina, hormônio que ajuda a diminuir os efeitos da cefaleia.
 
A enxaqueca é definida como um estado de hiperatividade, portanto, uma boa alimentação pode trazer grandes benefícios para quem sofre do mal. De acordo com os nutricionistas, Indivíduos que não resistem à cafeína, por exemplo, vão precisar lutar contra isso, pois ela tende a aumentar e piorar os sintomas em momentos de crise. Doces e guloseimas, massas e pães brancos, purê de tubérculos, sucos de frutas e refrigerantes são fontes de açúcar e devem ser evitados. 
 
A ingestão de linhaça, salmão, cavalinha e sardinha também ajuda a diminuir os efeitos da enxaqueca. A água de coco é um excelente aliado no tratamento das crises, pois hidrata e repõe sais minerais. As frutas, por conta das vitaminas, minerais e fibras, também atuam no bom funcionamento do organismo e ajudam contra a enxaqueca. Ficar muito tempo sem se alimentar leva a uma baixa do açúcar no sangue (hipoglicemia), para a qual as pessoas que sofrem de cefaleia são muito sensíveis. 
 
É importante realizar, em média, seis refeições bem balanceadas todos os dias e evitar longos períodos de jejum. Tomando esses cuidados, quem sofre de enxaqueca poderá reduzir muito suas crises.
 

Fonte:   -

Veja também

Guia da Saúde

Encontre um profisional de saúde pela especialidade, nome ou cidade.