Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem Vindo à Agência da Saúde - 28 de Março de 2024 - 13:19

Saúde

Conjuntivite: sinal vermelho para os olhos

| 00/00/0000 00h 00min

A conjuntivite surge silenciosamente e, de repente, lá está você com olho ardendo, avermelhado e sensação de corpo estranho. Mas apesar do desconforto, o tratamento da conjuntivite é rápido e eficaz. Essa doença ocular faz parte das conjuntivites, que englobam todas as inflamações da mucosa conjuntival, uma membrana transparente que envolve parte do olho. 

Uma das principais causas de olho vermelho, as conjuntivites podem ser virais, bacterianas ou alérgicas. Geralmente o adenovírus (um tipo de vírus) é o principal agente causador, mas pode haver também uma associação bacteriana. As conjuntivites também podem ser classificadas como agudas ou crônicas, dependendo do tempo de duração. 
 
As conjuntivites têm como sintomas mais comuns a vermelhidão ocular, edema, secreção, coceira, diminuição de sensibilidade a luz (fotofobia), sensação de corpo-estranho e irritação ocular. As conjuntivites em geral não causam diminuição da visão.
 
O contato com uma pessoa com olho vermelho, estado gripal ou infecção respiratória recente, nos leva a pensar em conjuntivite viral. É uma doença geralmente contagiosa; devem-se tomar cuidados e precauções durante pelo menos 14 dias após o início dos sintomas. As conjuntivites agudas virais são geralmente autolimitadas. 
 
O oftalmologista deve ser procurado em qualquer caso de olho vermelho. As mãos dever ser bem lavadas, os objetos pessoais, como toalhas, devem ser separados, e os olhos não devem ser esfregados. O uso de lenços descartáveis é essencial, lenços de pano só facilitam a contaminação. Não use lentes de contato enquanto permanecerem os sinais e sintomas.
 
Caso não haja associação bacteriana, o tratamento das conjuntivites virais é feito com alívio dos sintomas. Além dos cuidados de higiene e compressas geladas, são prescritos colírios antiinflamatórios e lágrimas artificiais. 
 
As conjuntivites bacterianas são tratadas pelos médicos oftalmologistas com colírios antibióticos, e as alérgicas, com colírios antialérgicos. As conjuntivites são facilmente diagnosticadas e tratadas pelo seu oftalmologista; porém é preciso fazer o diagnóstico diferencial com outras causas de olho vermelho que são doenças oculares importantes, como glaucoma agudo, uveíte, blefarite, episclerite, ceratite, esclerite e corpo estranho ocular.
 
É importante descartar a medicação sem avaliação prévia do oftalmologista, pois além de mascarar os sinais e sintomas, poderá ser usada incorretamente e agravar o quadro.
 
Dr. Jean R. Burin
Oftalmologista  
CRM- MT  4060
 

Fonte:   -

Veja também

Guia da Saúde

Encontre um profisional de saúde pela especialidade, nome ou cidade.