Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem Vindo à Agência da Saúde - 29 de Março de 2024 - 04:15

Saúde

Cuidados com o Sistema Respiratório no outono

Saúde | 14/04/2017 10h 22min

Outono é a estação do ano na qual as doenças respiratórias tem a maior facilidade de propagação.  O clima seco é o pior vilão. Também nesta época do ano nos deparamos com um friozinho não tão intenso, mas alternado com um calor razoável.  Isso gera frequentes choques térmicos, e adivinhe quem sofre com isso? Seu nariz, garganta, laringe, pulmões, olhos etc. Os casos de crises de rinite alérgica, sinusite, laringite e asma aumentam assustadoramente. Crianças e os idosos são os que sofrem mais, além do maior risco de terem complicações, como a temida pneumonia.

  • Tomar água como tratamento e não somente para matar a sede

Muitos falam que tomam muita água, mas deve-se pensar na água como um tratamento do sistema respiratório, uma vez que as secreções tendem a ficar mais ressecadas no outono e a água faz as secreções ficarem mais líquidas e assim serem mais facilmente eliminadas, levando com elas os vírus e bactérias.

  • Inalações com soro fisiológico

O contato direto do soro fisiológico com todo o trato respiratório mantém as melhores condições para as trocas gasosas, além de ajudar demais na fluidificação das secreções.  Pode-se fazer inalações por conta própria livremente, 3 ou 4 vezes ao dia ou mais, desde que somente com soro fisiológico, sem acrescentar-se as “gotinhas” tradicionais para o tratamento da asma.

  • Use o umidificador de ar à vontade

Não tenha receio de deixar o umidificador ligado a noite toda no quarto de dormir.  Isso só vai ajudar a manter as vias aéreas umedecidas e em muito melhores condições.

  • Mantenha toalhas de banho úmidas no quarto

As bacias de água ajudam muito pouco a aumentar a umidade do ar.  As toalhas de banho úmidas tem uma área muito maior de evaporação, levando a água para o ambiente.

  • Borrifar sprays de soro fisiológico no nariz

Os sprays de jato contínuo de soro fisiológico são muito eficazes na limpeza e umidificação do nariz e seios da face.  Pingar com um conta gotas também é uma boa medida.

  • Evitar atividades físicas ao ar livre entre 10 e 16 horas

Neste período costuma haver um maior acúmulo de poluentes no ar e isso pode prejudicar muito o sistema respiratório, especialmente porque no exercício físico existe toda uma sobrecarga da respiração.  Uma vez que cerca de 40 % da poluição atmosférica é devido aos escapamentos dos carros, ônibus e caminhões, evite lugares com muito trânsito.

  • Mantenha a casa bem ventilada

Se a casa ficar fechada o tempo todo, mesmo no clima seco podem crescer fungos e piorar muito as alergias respiratórias.  A ventilação ajuda muito a evitar tudo isso.

  • Coloque as roupas no sol antes de usá-las

Geralmente as pessoas só se lembram das jaquetas e das blusas de lã antes de usar.  Na maioria das vezes elas ficaram guardadas quase 6 meses, pois as estações anteriores ao outono foram a primavera e o verão.  Então, o que ocorre na hora de pegar estas roupas?  Aquele cheiro de roupa guardada!  Cuidado! Prepare-se melhor e não tenha os efeitos nocivos do mofo no seu trato respiratório.

  • Evite o ar condicionado

Os aparelhos de ar condicionado normalmente já são vilões do sistema respiratório, uma vez que sempre diminuem muito a umidade do ar.  E no outono, o ar já é bem mais seco, então os aparelhos irão diminuir mais ainda a umidade do ar.  Isso predispõe a várias infecções e piora das alergias

  • Nunca tossir ou espirrar sem proteção e nunca usar as mãos para isso

Infelizmente ouvimos de nossos avós e pais a frequente expressão “Coloque a mão na frente da boca ao tossir ou espirrar”.  Pois é, mas a proteção com as mãos retém as secreções e possíveis vírus que tem nelas.  Depois, ao se colocar as mãos na maçaneta da porta, no teclado ou mouse, no controle da TV, no corrimão do ônibus/trem/metrô, está se transferindo os vírus para estes locais.  Então outras pessoas colocam as mãos, levam ao rosto e ficam susceptíveis a pegar as infecções.  Então, proteja sempre a tosse ou espirro com um lenço de papel descartável (proibido lenços de pano).  Se não tiver lenços de papel, lave as mãos ou use álcool gel imediatamente.

------------------

Sobre o Dr. Jamal Azzam:

Dr. Jamal Azzam, médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em 1986 e com residência médica no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. O especialista tem mais de 25 anos de experiência em atendimentos e cirurgias na área de otorrinolaringologia. Dr. Jamal atende crianças, adultos e idosos de ambos os sexos; é membro titular da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial e ministra palestras em diversos congressos a nível nacional e internacional.

Fonte:  

Veja também

Guia da Saúde

Encontre um profisional de saúde pela especialidade, nome ou cidade.