Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem Vindo à Agência da Saúde - 19 de Abril de 2024 - 13:28

Saúde

Cuidados com o sol

| 00/00/0000 00h 00min

O Sol contribui para o nosso bem-estar (age como antidepressivo), então, todos precisamos para sobreviver. Ele ajuda a tratar certas doenças de pele e ajuda na produção de vitamina D, essencial para crianças crescerem com ossos fortes. 
 
Os raios do sol podem ser separados em raios visíveis (luz solar), raios infravermelhos, que dão a sensação de calor, e raios ultravioleta(UV). Estes são invisíveis, não esquentam e são filtrados pela camada de ozônio na atmosfera. No entanto são extremamente prejudiciais a nossa pele.Para se defender deles , a pele aumenta a produção de melanina, pigmento que ajuda na defesa contra os efeitos nocivos dos raios solares.
 
A exposição excessiva ao sol é um risco, mesmo para  pessoas de pele morena. Portanto,existe um regra básica – para se divertir ao sol proteja sua pele.
 
O sol também pode afetar os olhos. Os raios ultravioleta (UV) aceleram a formação de catarata (quando o cristalino se torna opaco). Estes mesmos raios também podem atacar a retina e provocar a degeneração da mácula lútea , região do olhos onde captamos as imagens.
 
É essencial o uso de óculos escuros de qualidade mesmo para quem tem boa tolerância a luz solar.Os olhos se protegem dos raios solares, controlando a abertura da pupila. O uso de óculos escuros de má qualidade pode aumentar a abertura da mesma ,permitindo uma maior penetração de raios UV que são prejudiciais, causando o efeito contrário que se espera. As lentes de proteção devem bloquear pelo menos 90% de raios UVA e 95% de raios UVB. Verifique com seu oftalmologista qual o filtro mais indicado para seus olhos. O tamanho dos óculos deve ser adaptado ao formato do seu rosto para proteger inclusive as laterais dos olhos. Raramente os óculos de baixo custo oferecem qualidade. Vale a pena investir um pouco mais para se proteger adequadamente.
 
Como seu cristalino não está totalmente desenvolvido o cuidado com crianças deve ser ainda maior. 
 
Queimaduras de sol – Pode se apresentar como uma  queimadura de 1º grau que causa  vermelhidão na parte afetada podendo se tornar mais escura e dolorosa. A queimadura de 2º grau provoca o aparecimento de bolhas na pele. Essas queimaduras são mais freqüentes em regiões tropicais, desertos e em grandes altitudes  podendo ocorrer mesmo com o céu nublado. Também é importante se proteger dos raios que são refletidos na neve e nas águas quando se veleja, por exemplo, e evitar a exposição ao sol no horário entre 12h e 16h. O envelhecimento precoce da pele está diretamente associado à exposição excessiva ao sol sem proteção. A pele se torna mais grossa e amarelada principalmente no pescoço e na nuca, e pode ficar fina e frágil nas mãos e entebraços. Em caso de queimaduras, proteja sua pele com protetores de máxima proteção. Se necessário, evite a exposição direta ao sol por alguns dias. Use loções e cremes hidratantes antes e depois de tomar sol. Se tiver bolhas não as estoure. Cubra-as com ataduras e tome um analgésico (paracetamol, por exemplo). Em caso de queimaduras mais graves com bolhas e alteração do estado geral, procure imediatamente um médico.
 
Insolação - A insolação é , muitas vezes, subestimada. Pode provocar náuseas, febre, fadiga, problemas respiratórios, enxaquecas, vertigem, tonturas e até mesmo, convulsões. A insolação está normalmente associada a um certo grau de  desidratação causada pela exposição excessiva ao sol. Em caso de insolação, fique em ambientes escuros, aplique compressas frias na região dos olhos, beba líquidos em abundância e tome aspirina.
 
Reações alérgicas – Na verdade não existe “alergia ao sol”. Mas assim são chamadas reações cutâneas decorrentes da exposição ao sol que se caracterizam por pequenas espinhas e manchas vermelhas geralmente nas regiões do peito, pescoço, antebraços, ombros e peito do pé. São inofensivas, mas podem provocar coceira chegando a atrapalhar o sono. Os sintomas normalmente desaparecem depois de oito dias. Após dez ou quinze dias, todos os sintomas desaparecem completamente. A melhor proteção é ficar na sombra. A pior parte é que você pode manifestar a mesma reação sempre que tomar muito sol.
 
Melanomas - É um tipo grave de câncer de pele provocado pela falta de proteção ao sol que tem um desenvolvimento lento. É mais comum  em pessoas de pele muito clara, com pouca pigmentação. Se você perceber alguma pinta ou sinal em sua pele que mude de forma ou cor, sangre ou coçe, consulte imediatamente seu médico. Somente ele será capaz de avaliar a gravidade do problema e oferecer o melhor tratamento. 
 

Fonte:   -

Veja também

Guia da Saúde

Encontre um profisional de saúde pela especialidade, nome ou cidade.