Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem Vindo à Agência da Saúde - 20 de Abril de 2024 - 02:02

Saúde

Desvio de septo: conheça essa má-formação do nariz

| 00/00/0000 00h 00min

O septo nasal é o tecido cartilaginoso que separa as duas cavidades nasais. Normalmente, este tecido se localiza na posição medial do nariz, separando-o em duas partes iguais. Fala-se que o septo está desviado se ele tem um formato anormal, tornando desiguais as duas cavidades e se localizando fora do eixo de simetria do rosto. Em alguns casos, isso pode causar dificuldades respiratórias e em geral favorece o aparecimento de patologias nasais, sobretudo inflamatórias ou infecciosas.

Alguns desvios de septo nasal são congênitos e estão presentes desde o nascimento; outros são adquiridos, muitas vezes, após traumatismos do nariz. As manifestações mais importantes do desvio do septo nasal são:

 

  • Dificuldades para respirar.
  • Dor de cabeça
  • Sangramento nasal.
  • Roncos.
  • Apneia do sono.

 

Além disso, os desvios do septo nasal podem interferir na fisiologia da respiração, prejudicando a sua qualidade.

 

Como corrigir o desvio do septo nasal?

O desvio de septo nasal pode ser tratado por meio de uma septoplastia, um tipo de cirurgia plástica corretiva. De preferência, essa cirurgia deve ser feita no final da adolescência, quando o nariz já terminou seu crescimento, mas se o distúrbio causar grande incômodo ou representar um sério transtorno, ela pode ser realizada mesmo na infância, embora, feita nesta fase, o desvio possa retornar. Ela pode ser realizada isoladamente ou ser combinada com outras técnicas para corrigir problemas nasais que costumam acontecer juntamente com os desvios de septo (turbinectomias, rinoplastias, sinusectomias).

Trata-se de uma cirurgia que habitualmente é realizada em um hospital, sob anestesia geral. O procedimento não complicado demora cerca de uma hora e o paciente pode ter alta no mesmo dia ou, no máximo, no dia seguinte.

Muitos pacientes usam um descongestionante nasal para aliviar o sintoma de entupimento no nariz, mas essas medicações criam uma espécie de “vício nasal” e o nariz passa a só funcionar bem com elas.

 

 

Fonte:   -

Veja também

Guia da Saúde

Encontre um profisional de saúde pela especialidade, nome ou cidade.