Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem Vindo à Agência da Saúde - 20 de Abril de 2024 - 10:01

Saúde

Dieta para Diverticulite

Saúde | 05/10/2016 08h 28min

A dieta para diverticulite ajuda a diminuir os sintomas da diverticulite, como prisão de ventre e dor abdominal. A dieta recomendada para diverticulite é uma dieta rica em fibras, por isso, é necessário comer todos os dias pelo menos 3 frutas, como maçã ou pera, e legumes, como cenoura ou repolho, ao almoço e jantar. Porém, a ingestão de fibras deve ser aumentada gradualmente para não provocar gases nem dor abdominal, começando por uma ou duas frutas ou legumes por dia e depois ir aumentado até consumir pelo menos 5 por dia.

A dieta para crise de diverticulite é uma dieta com poucas fibras e que não estimule demasiado o intestino, por isso é permitido o consumo de alimentos cozidos como maçã, pera, cenoura, arroz e frango. À medida que as dores da diverticulite vão diminuindo, o indivíduo volta a sua alimentação normal, tendo o cuidado de ir aumentando o consumo de alimentos ricos em fibras às refeições, como os alimentos integrais, e evitar alimentos processados e refinados, pois o processamento retira as fibras dos alimentos.

Quando a crise de diverticulite leva ao internamento hospitalar, a dieta é prescrita pelo nutricionista e pode ser necessário o paciente fazer alimentação pela veia, para que o intestino consiga recuperar mais facilmente da inflamação.

Esse exemplo de cardápio para diverticulite indica a alimentação de um dia para um paciente com essa doença mas não substitui as orientações médicas ou do nutricionista.

Café da manhã - cereais integrais com leite e frutos vermelhos.

Almoço - coxa de frango grelhada com arroz integral e salada de repolho roxo, tomate e pepino temperada com azeite e vinagre. Para sobremesa uma maçã.

Lanche - 2 torradas integrais com queijo minas e um suco de laranja e cenoura.

Jantar - salmão grelhado com batata e brócolis cozidos temperados com azeite e vinagre. Uma pera para sobremesa.

Esse cardápio é um exemplo de cardápio para evitar as crises de diverticulite, pois com uma dieta controlada as crises de diverticulite são menos frequentes.

Alimentos permitidos na diverticulite        Alimentos a evitar na diverticulite

O que não comer na diverticulite são alimentos como sementes de girassol ou alimentos gordurosos como frituras por exemplo porque aumentam a dor abdominal.

Na diverticulite, as sementes podem alojar-se nos divertículos aumentando a inflamação intestinal e as gorduras aumentam as movimentações do intestino, provocando mais dor.

Por outro lado, na dieta para diverticulite é permitido alimentos ricos em água e fibras, mas pobres em gorduras, para ajudar a amolecer as fezes e facilitar a sua retirada, para não se acumularem nos divertículos.

Alguns exemplos de alimentos a evitar na diverticulite são:

Castanhas,

Cascas de pipocas,

Sementes de abóbora,

Sementes de alcaravia,

Sementes de gergelim,

Carnes vermelhas e gordurosas;

Embutidos.

Durante o tratamento da diverticulite recomenda-se consumir alimentos ricos em fibras para aumentar o bolo fecal e beber bastante água para ajudar na expulsão das fezes.

Além dos cuidados alimentares um excelente tratamento natural para diverticulite é o chá de camomila e valeriana.

Fonte:   Tua Saude

Veja também

Guia da Saúde

Encontre um profisional de saúde pela especialidade, nome ou cidade.