Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem Vindo à Agência da Saúde - 18 de Abril de 2024 - 21:20

Saúde

Doar sangue é um gesto de amor que pode salvar vidas

| 00/00/0000 00h 00min

Doar sangue é um ato de extremo de amor ao próximo. Quem doa sangue salva vidas. Até hoje, com todos os avanços da medicina, ainda não foi encontrado nenhum substituto para o sangue, cuja ausência implica em morte. O sangue é um tecido conjuntivo produzido pela medula óssea que realiza várias funções no organismo. 
 
A doação de sangue consiste em um ato voluntário de permitir a retirada do seu próprio sangue para beneficiar as pessoas que necessitam receber sangue por qualquer motivo. O sangue é composto por plasma, glóbulos brancos, glóbulos vermelhos, hemácias, plaquetas, sais, vitaminas, água e fatores de coagulação. 
 
Para doar sangue o indivíduo preenche um cadastro com seus dados pessoais para que seja cadastrado como doador e ainda para que seja produzida sua carteira de doador. Após o cadastro o mesmo é levado até um profissional que irá verificar seu peso, batimentos cardíacos e pressão arterial. Depois é submetido a exames e à triagem clínica, onde responde perguntas importantes sobre sua condição física.
 
O que é preciso para ser doador
- Ter boa saúde 
- Ter acima de 18 anos
- Pesar acima de 50 kg 
- Não estar grávida 
- Não estar em jejum
- Não estar doente e/ou com febre 
- Não utilizar medicamentos 
- Não ter hepatite B ou C, Aids, Doença de Chagas, Malária 
- Não utilizar drogas injetáveis e outros.
 

Fonte:   -

Veja também

Guia da Saúde

Encontre um profisional de saúde pela especialidade, nome ou cidade.