Bem Vindo à Agência da Saúde - 22 de Setembro de 2020 - 09:04

Saúde

Doenças reumáticas: doença que afeta milhões de pessoas no mundo

Reumatismo | 01/08/2020 20h 26min

As doenças reumáticas são um grande problema de saúde pública no Brasil. Estima-se que hoje no país cerca de 15 milhões de pessoas sofram de algum tipo de acometimento reumático. Existem mais de 100 tipos diferentes de doenças que podem ser classificadas como reumáticas. São em sua grande maioria de evolução crônica demandando atendimento multidisciplinar de longo prazo.

Apresentam grande impacto funcional na vida do indivíduo, comprometendo assim, frequentemente, as atividades laborativas. Por essa razão, representam hoje a segunda maior causa de afastamento temporário do trabalho e a terceira causa de aposentadorias precoces por invalidez, perdendo apenas para as doenças cardíacas e mentais – além do absenteísmo ao trabalho, diminuição na produtividade e impacto negativo na qualidade de vida do indivíduo como um todo.

As doenças reumáticas se caracterizam por apresentarem envolvimento do sistema músculo-esquelético, em especial as articulações. Esse comprometimento pode ser localizado ou estar associado a um grupo de outros sintomas, caracterizando assim uma doença sistêmica com manifestação músculo-esquelética, cujo exemplo clássico é o Lupus Eritematoso Sistêmico.

Podem apresentar curso agudo ou crônico, sendo o último muito mais frequente. Do ponto de vista etiológico podem apresentar causas genéticas, infecciosas, mecânicas/traumáticas, sendo na maior parte das vezes de etiologia multifatorial.

As doenças reumáticas podem ocorrer em qualquer fase do ciclo da vida. As mais frequentes são as mecânico-degenerativas, como a artrose e a osteoporose, que representam hoje doenças de interesse e preocupação da saúde pública em âmbito mundial.

Fonte:   Redação

Veja também

Guia da Saúde

Encontre um profisional de saúde pela especialidade, nome ou cidade.