Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem Vindo à Agência da Saúde - 18 de Abril de 2024 - 06:02

Saúde

Dores agudas nas articulações podem ser febre reumática

| 00/00/0000 00h 00min

A febre reumática, ou reumatismo infeccioso, é uma doença inflamatória que afeta as articulações do corpo. Tem como origem a resposta do corpo a infecções pelos estreptococos, principalmente devido a inflamações recorrentes e com tratamento inadequado. Deste modo, a febre reumática classifica-se como uma doença autoimune.

As amidalites bacterianas inadequadamente tratadas são o principal elemento desencadeador das febres reumáticas. Acometido pela doença, o indivíduo pode sofrer complicações cardíacas (cardite - inflamação no coração), neurológicas (coreia – incoordenação dos movimentos em razão da inflamação no cérebro) e dermatológicas (eritema e nódulos subcutâneos).


O principal sintoma da febre reumática é a dor articular aguda, que, muitas vezes, impede o indivíduos de realizar atividades cotidianas. Outros sintomas incluem febre, edema (inchaço), e eritema (manchas avermelhadas na pele). Quando atinge o coração, a doença provoca falta de ar e cansaço contínuos.

Não existindo exame ou sinais clínicos específicos para a diferenciação da febre reumática de outras doenças, o diagnóstico é dado através da análise dos sintomas físicos e de exames gerais.

Uma das formas de prevenção é fazer o tratamento tão logo a faringite estreptocócica seja diagnosticada. A realidade socioeconômica do país, entretanto, determinada pela desigualdade social, dificulta o acesso da população aos procedimentos e exames que permitem distinguir a instalação ou não de uma infecção por estreptococos em quadros de gripe ou resfriado.

O tratamento da febre reumática é feito com o uso de antibióticos à base de penicilina, não existindo casos de resistência das bactérias causadoras da doença a estes medicamentos.

Fonte:   -

Veja também

Guia da Saúde

Encontre um profisional de saúde pela especialidade, nome ou cidade.