Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem Vindo à Agência da Saúde - 28 de Março de 2024 - 06:30

Saúde

Dores nas articulações podem ser sintomas de chicungunha

| 00/00/0000 00h 00min

A febre chicungunha é uma doença transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti . Seu nome vem da língua africana maconde, podendo ser traduzida como “doença do homem curvado” ou “doença quebra-ossos”. Essa designação se refere à atitude da pessoa infectada, que sofre de dor aguda nas articulações e tem dificuldades de manter a postura ereta, curvando-se.

A chicungunha é caracterizada por dor articular aguda, especialmente nos dedos, pulsos, tornozelos, joelhos e pés. A doença incapacita fortemente o indivíduo em suas atividades diárias, impossibilitando-o mesmo de executar tarefas simples, como segurar um objeto, por exemplo. As dores articulares são frequentemente acompanhadas de febre alta repentina (tipicamente acima de 39°C), dores de cabeça e manchas vermelhas na pele. Apesar de pouco comuns, as diarreias também podem estar associadas à doença.

Ressalta-se que as crianças com chicungunha raramente se queixam de dor nas articulações. Entre eles, as manifestações da doença se assemelham a uma simples gripe, associada a um sangramento gengival leve.

Na maioria dos pacientes, os sintomas de chicungunha melhoram após duas ou três semanas.

Nos idosos, as dores articulares podem permanecer por vários meses ou mesmo um ano. É o mesmo para as pessoas que têm articulações enfraquecidas, como os atletas que tiveram fraturas ou entorses no passado, ou ainda quem sofre de osteoartrite ou doença reumática anterior. Em crianças, a doença pode bloquear a mandíbula e impossibilitar a alimentação.

O tratamento da doença consiste em reduzir os sintomas com analgésicos e antipiréticos, recomendando-se a ingestão constante de líquidos. Para casos mais graves, podem-se recomendar corticosteroides em doses decrescentes.

Fonte:   -

Veja também

Guia da Saúde

Encontre um profisional de saúde pela especialidade, nome ou cidade.