Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem Vindo à Agência da Saúde - 18 de Abril de 2024 - 08:02

Saúde

Dr. Douglas Yanai fará palestra no Rio de Janeiro

| 00/00/0000 00h 00min

O diretor técnico do Hospital Dois Pinheiros, Dr. Douglas Yanai, está entre os palestrantes do 37º Congresso Brasileiro de Oftalmologia e 30º Congresso Panamericano de Oftalmologia, que será realizado de 07 a 10 de agosto, no Rio de Janeiro (RJ). O médico, que faz parte de um projeto de pesquisa pioneiro que visa a implantação de olho biônico, irá ministrar palestra sobre implante de prótese epirretiniana.
 
De acordo com o oftalmologista, a técnica, que começou a ser estudada na década de 1990, consiste no implante de um micro chip sobre a retina, estimulando as suas células e possibilitando a simulação de uma imagem.
 
“Esse chip é formado por 60 pontos luminosos responsáveis pela formação da imagem e que permite aos pacientes implantados diferenciar formas regulares em ambientes com grande contraste. Muitas pessoas que possuem esse implante conseguem, por exemplo, definir cenários como o meio fio de uma rua, o asfalto, realizar tarefas simples e se locomover em um ambiente conhecido sem a ajuda de objetos de apoio ou guia”, explicou Yanai.
 
O implante é indicado para pacientes com doenças como Retinose Pigmentar. No futuro poderá ser empregado também em Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI). “Para receber o implante a retina pode estar parcialmente danificada, mas precisa apresentar ainda células estruturalmente preservadas, ou seja, precisa ter algumas camadas funcionando, o mesmo é necessário com relação ao nervo ótico. Os implantes começaram a ser testados em pacientes com Retinose Pigmentar, que resulta na piora da visão com o passar do tempo”, declarou o médico.
 
O implante de prótese epirretiniana é realizado em humanos nos Estados Unidos e em países como a Arábia Saudita e Reino Unido. No Brasil, o volume máximo de informações vem do grupo de médicos brasileiros, entre eles Douglas Yanai. Ele participou da equipe do professor Mark Humayun em Los Angeles, que está à frente do “Artificial Retina Project” e que conta com o apoio do Departamento de Energia dos Estados Unidos e envolve o trabalho de grandes instituições universitárias americanas como California Institute of Tecnology (Caltech), Doheny Eye Institute (da University of Southern California), North Carolina State University e University of California – Santa Cruz.
 
Segundo Yanai, a categoria pretende incluir o Brasil na lista de países que realizam este tipo de implante. “Para isso é necessário que os estudos em torno da técnica sejam implantados no Brasil em instituição de ensino superior em caráter experimental, inicialmente. Temos profissionais qualificados para dar início a esses trabalhos e gostaríamos de, futuramente, incluir o Brasil nessa pesquisa”, informou.
 
De acordo com o médico, os estudos têm mais ênfase ainda nos Estados Unidos e o objetivo é aumentar o número de pontos de estimulação na prótese (aumentando a sua resolução). “A pretensão é aumentar cada vez mais a capacidade de estímulo contida no chip por meio de materiais que possam ficar mais próximos à retina, sem oferecer grandes riscos e com poder de emitir energia para estimular as células, permitindo no futuro a realização de novas tarefas como a leitura e o reconhecimento de faces”, destacou Yanai.
 
Fonte: Hospital Dois Pinheiros
Suzana Machado/BW Comunica

Fonte:   -

Veja também

Guia da Saúde

Encontre um profisional de saúde pela especialidade, nome ou cidade.